Já passou o tempo em que apenas a estabilidade e o porte da companhia influenciavam a tomada de decisão dos profissionais para desejarem trabalhar em uma empresa. Hoje, a soma de diversos fatores que resultam em uma melhor experiência no ambiente de trabalho, como um local agradável, bem iluminado e na temperatura ideal, espaços de interação, conveniência, opções de alimentação e ambientação, que proporcione bem-estar e saúde, muitas vezes, faz a diferença na atração e na retenção de colaboradores.
Diante desse cenário, a experiência proporcionada no ambiente de trabalho é uma ferramenta poderosa e pode ser a chave para atrair e reter talentos em um mercado altamente competitivo, gerando impactos significativos no desempenho dos negócios, incluindo maior produtividade, capacidade de inovação e crescimento contínuo. E entre os desafios que as empresas têm, está o de elevar essa experiência sem perder o foco em suas atividades principais e no desenvolvimento de seus negócios. Um importante passo é buscar parceiros especializados para implementar serviços e ações que contribuam positivamente com a jornada do colaborador.
Há mais de 45 anos no Brasil, a Sodexo, olha de perto as necessidades específicas de clientes de diversos setores – desde indústrias, empresas de tecnologia, bens e consumo, mineradoras, até instituições de ensino, hospitais e navios em alto mar – que nos permite mapear tendências e inovações e personalizar soluções de acordo com o perfil do negócio e dos consumidores, com agilidade e qualidade. Nossa missão como profissionais que levam soluções em alimentação e facilities para milhões de pessoas diariamente, é estarmos ainda mais próximos dos clientes e seus colaboradores e acompanhá-los em suas jornadas.
Este modelo integrado permite que diferentes equipes operem sob uma única gestão e contrato dentro de um mesmo cliente, visando assegurar que todos os aspectos do serviço sejam atendidos de maneira coordenada e eficiente, enquanto cuidamos das necessidades operacionais e que estão fora de seu core business. Por meio de pesquisas e de uma abordagem especializada podemos compreender as expectativas e prioridades dos colaboradores em relação aos seus espaços profissionais.
Um estudo* recente realizado pela Sodexo, mostra que 31% dos profissionais em regime híbrido apontaram que o conforto é fundamental para intensificar suas atividades presenciais na empresa. Portanto, soluções que atendam às necessidades reais dos negócios e, ao mesmo tempo, ajudem a aprimorar a conexão e bem-estar das pessoas durante sua jornada dentro da empresa, são diferenciais importantes diante das novas configurações do mundo do trabalho.
Nesse sentido, atuamos em parceria com as empresas para proporcionar uma experiência positiva, impactando na atração, engajamento e retenção.
Vemos que as pessoas, hoje, querem experiências mais integradas e personalizadas, por isso, as empresas que mais irão se destacar são aquelas atentas às constantes evoluções e dispostas a elevar a experiência do seu colaborador, seja propriamente no ambiente de trabalho ou no trabalho remoto. O resultado? Pessoas mais engajadas, times mais inovadores e novas oportunidades para ampliar ou diversificar o negócio na busca pelo crescimento.
Por Andrea Krewer, CEO da Sodexo no Brasil
*FONTE: Pesquisa “A Experiência de Vida no Trabalho” realizada pela Sodexo – confira na íntegra no link.