27º Top Of Mind de RH

A RPA como alavanca de competitividade para negócios inovadores

A RPA como alavanca de competitividade para negócios inovadores

De acordo com um levantamento realizado pela consultoria PwC, quase metade dos líderes já enxerga a RPA (Automação de Processos Robóticos, em português), como uma tecnologia que, em um curto espaço de tempo, se tornará revolucionária.

Esse tipo de recurso tecnológico permite que os usuários não apenas criem os populares “bots”, como também os treinem para que eles sejam peças fundamentais na execução de trabalhos, assim garantindo precisão e velocidade em tarefas operacionais.

Segundo Naahara Ferreira, Gerente de Produtos da SinergyRH, o uso das ferramentas da RPA tem o potencial de alavancar a competitividade do negócio, uma vez que, além dos pontos citados acima, também apoia na satisfação dos stakeholders em geral.

“As vantagens da utilização da RPA envolvem a automatização das atividades do escritório com a padronização de processos. Isso gera agilidade de execução, facilidade de integração com inteligências artificiais e a possibilidade de mitigar eventuais falhas. Essa tecnologia, sem sombra de dúvidas, agrega valores para a empresa”, diz.

Naahara explica que a RPA é habitualmente utilizado em tarefas repetitivas ou manuais que pouco agregam, inclusive, para os profissionais que a desempenham. De tal modo, a robotização não assume um papel de substituta da mão de obra humana, mas um potencializador para que os profissionais possam utilizar seu tempo em atividades mais estratégicas. Emissões de relatórios mensais, por exemplo, podem ser realizadas pelos bots.

“Para que o profissional seja, de fato, preparado para o uso dessa ferramenta, é preciso identificar as ações do seu trabalho no dia a dia. Ou seja, antes mesmo da execução, deve ser realizado um planejamento para verificar as atividades de maior repetição. Após isso, é necessária a parametrização junto a ferramentas sistêmicas para preparar o robô e prepará-lo para a ação desejada”, elucida.

A RPA pode executar tarefas 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem necessidade de descanso, o que resulta em economia significativa de tempo e custos.

Veja mais: Vote na segunda fase do Top of Mind de RH 2023

Maturidade do mercado

Os robôs podem ser configurados para executar uma variedade de tarefas em diferentes sistemas e aplicativos. Eles também podem ser facilmente escalados para lidar com cargas de trabalho variáveis, permitindo que as empresas se adaptem às mudanças nas demandas.

Além disso, a ferramenta pode ser integrada a ferramentas de análise de dados, permitindo que as empresas os coletem e os processem com mais eficiência, o que pode levar a insights valiosos para tomada de decisões.

Na visão da Gerente de Produtos, as organizações brasileiras começam a entender melhor o quanto determinadas tecnologias, como a RPA, podem agregar na sua rotina. De tal modo, isso consequentemente vem tornando o mercado do país cada vez mais maduro para alavancar seus processos de robotização.

“A tecnologia ganha visibilidade no mercado. É necessário sempre nos atualizarmos para que toda mudança agregue facilidade não só em caráter profissional, mas também pessoal. Quanto aos RHs, as empresas buscam fornecedores que tenham como objetivo facilitadores que lhes auxiliem em grandes projetos de melhoria de processos, a fim de otimizar tempo e gerar efetividade. A SinergyRH, além de oferecer esses facilitadores nos processos de RH, auxilia com uma metodologia clara e objetiva ao seu usuário. Há vídeos explicativos, manuais de acesso com exemplos e parametrizações e comunicações textuais que mostram como tais módulos podem trazer benefícios a sua área quando utilizados da maneira intuitiva e correta”, finaliza.