25º Top Of Mind de RH

Qual a importância de um RH humanizado para os dias de hoje

Qual a importância de um RH humanizado para os dias de hoje?

O conceito de RH humanizado começou a aparecer em meados de 2006, porém, foi somente há alguns anos que este tema tomou grandes proporções e começou a ser discutido nos principais fóruns empresariais do mundo, compondo a estratégia de Recursos Humanos nas maiores empresas do mercado. 

A ideia de humanização tem pulverizado todo o mundo corporativo, hoje falamos em Marketing Humanizado, Gestão Humanizada, Liderança Humanizada e, principalmente, RH Humanizado. 

O grande objetivo dessa ideia é formar empresas que identifiquem em seus funcionários as suas particularidades, onde percebam as pessoas através de seus anseios, sonhos, desejos, dores e frustrações. 

Porém, o que significa RH Humanizado?

Quando falamos em humanização, acima de tudo, estamos pensando em como podemos valorizar a vida das pessoas. Em geral, isso acontece quando nos colocamos no lugar do outro e passamos a internalizar a sua história como se fosse a nossa, podendo assim, transformar as vidas através do trabalho ainda com mais aptidão. 

Esse conceito foi sendo acentuado pela pandemia da Covid-19. Com o aumento do desemprego e a necessidade do distanciamento, que afastou os colaboradores do convívio social, as empresas passaram a se preocupar ainda mais com a saúde física e mental de seus funcionários. 

A humanização, que outrora sentíamos presencialmente e dessa vez foi vista apenas pelas telas de computadores, despertou em CEOs, gestores e, principalmente no time de RH, a seguinte questão: como posso tornar a vida de meus colaboradores melhor em períodos tão difíceis?

Qual a importância do RH Humanizado?

Tempos atrás era corriqueiro olharem para o RH apenas como um departamento

que cuidava do pagamento, da folha de ponto e dos benefícios dos funcionários. Felizmente, isso tem mudado graças a adoção do processo humanizado. 

Hoje, o RH é o agente principal nas transformações corporativas, o primeiro setor a questionar a valorização do time.

Isso cria, naturalmente, uma verdadeira sensação de colaboração entre empresa e funcionário.

Como criar um RH Humanizado?

Confira as melhores práticas para transformar o RH da sua empresa:

Peça a opinião de seus colaboradores

Cada pessoa tem aspectos singulares em suas regras morais, crenças, propósitos, necessidades e objetivos. 

O outro ser humano é sempre um mundo infinito. 

Pedir a opinião de seus colaboradores a respeito do processo organizacional nada mais é do que fomentar a empatia. Colocar-se no lugar deles para perceber quais impactos as ações de sua empresa podem ter em suas vidas, gera, além de um maior engajamento interno, mais produtividade a todo o time.  

Treine os gestores para a humanização

Nada mais importante do que gestores que se colocam no lugar de seus subordinados. 

A humanização de gestores preza, objetivamente, pelas particularidades de cada integrante de sua equipe. Independente das metas a serem batidas, o ambiente deve ser gerenciado de modo a fazê-lo mais saudável, dando todo o suporte emocional que necessite o liderado.

Além disso, a gestão humanizada é norteada quase que sempre por 4 princípios, são eles: a observação das necessidades de seus colaboradores, a boa comunicação entre todos os integrantes do setor, a integração efetiva de todo o time e a adaptação dos processos às necessidades requiridas.  

Humanização, por fim, pressupõe Liderança. Fazer de um gestor alguém mais humano é torná-lo definitivamente um líder.

Estimule a cultura organizacional

Quando um colaborador possui valores semelhantes aos da empresa, ele deixa de ser apenas um funcionário e passa a ser um embaixador da marca.

Além disso, a difusão dos valores de uma empresa promove o bem-estar interno e estimula a sinergia entre todos os colaboradores.

Ofereça benefícios

Hoje, a maioria dos colaboradores não deseja mais apenas buscar por cargos, salários ou status, e sim por melhor qualidade de vida e um ambiente mais leve em suas rotinas.

Quando uma empresa consegue mapear esses sentimentos, pode, com mais facilidade, buscar benefícios que visam promover entre os seus colaboradores a saúde física, mental, emocional e financeira, através de bonificações, convênios, tickets, planos de carreira e assim por diante.

Invista em momentos de descontração e interação

Pausas para momentos de descontração e interação social são umas das melhores estratégias para a diminuição do burnout, sensações de estresse e exaustão. 

Uma boa maneira de propagar essa possibilidade é criando campanhas de endomarketing, palestras internas, interações esportivas ou até mesmo espaços de descompressão. 

Segundo uma pesquisa divulgada pelo site da UOL, esses espaços não são uma iniciativa que favorece apenas os funcionários, mas também as empresas. Além da produtividade por parte dos colaboradores aumentar, o índice de Turnover também é reduzido em até 50%.

Essa estratégia diminui o senso de hierarquia verticalizada, constrói um ambiente mais amigável, motiva os colaboradores e faz com que o time se torne mais unido, criativo e produtivo.

Estruture um processo de Recrutamento & Seleção mais Humano 

Infelizmente, devido à Covid-19, o ambiente de trabalho ainda não é favorável para entrevistas presenciais. Por isso, é mais que necessário que o RH se adapte à realidade dos candidatos. 

Certifique-se que seu candidato tem todas as condições de realizar o processo remoto, se a internet, webcam e microfone, por exemplo, estão em perfeitas condições. Caso essas questões impossibilitem o processo de seu candidato, marque outra data ou o convide para um processo seletivo presencial seguindo todos os protocolos contra a Covid-19.

Lembre-se sempre de se colocar no lugar do candidato. Pergunte-se: o que posso fazer para deixar este processo mais confortável para ele?

Qualquer resposta resplandecerá a humanidade e a empatia que habita em você e isso é o passo mais importante para o início de um RH Humanizado.

A Carpediem

Respeito ao ser humano, segurança, tecnologia e credibilidade, é assim que fazemos recursos humanos impactarem a realidade e o resultado dos nossos clientes.

Acreditamos ser possível trabalhar com genuíno interesse, através de um atendimento acolhedor e humanizado, transformando vidas e utilizando a empatia como marca registrada.

Já são 11 anos que a Carpediem Consultoria oferece as melhores soluções em RH, além de atuar diretamente na área de desenvolvimento humano e profissional.

Se a sua empresa deseja estimular intensamente valores como a empatia e a humanidade, além de garantir os melhores resultados do mercado de RH, não deixe de entrar em contato conosco. 

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