27º Top Of Mind de RH

O que é o “inovar” quando o assunto é benefícios

O que é o “inovar” quando o assunto são os benefícios?

Como definir o conceito de “inovação” quando o assunto é benefício corporativo? Nos últimos anos, diversas empresas adotaram o uso de benefícios fora do padrão para atrair talentos. Estudo do ManpowerGroup, por exemplo, revela que 27% dos empregadores fazem dos novos bônus e benefícios sua estratégia para contar com os melhores profissionais em meio a um cenário de escassez de talentos.

Todavia, inovar não é só criar algo novo, mas também fazer do que já existe algo ainda mais forte, engajador, motivador e um verdadeiro diferencial na vida de cada colaborador.

De acordo com Wilson Carvalho, Diretor Comercial e de Relacionamento da RB, empresa que oferece diversas soluções em benefícios, as organizações conseguem desenvolver ferramentas de inovação para benefícios que são velhos conhecidos do público à medida que visam entender os diferentes cenários de mercado e sociais. Ou seja, os benefícios são mutáveis e devem acompanhar as novas necessidades dos profissionais.

Para se tornar uma referência em sua oferta, a RB visou inovar não apenas em vale-refeição e vale-alimentação, benefícios que acabam, naturalmente, passando por mudanças mais significativas não apenas por iniciativas das companhias, mas também por novas legislações e alterações no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador). A empresa mudou a forma como o mercado olha para o vale-transporte, cujo desafio em ter inovações sempre foi mais complexo.

Inova-se quando se reconstrói uma percepção nova a partir de um olhar antigo e enviesado. Por exemplo, a RB tem o seu core no VT, que teve sua lei sancionada há quase 40 anos. Enquanto muitas empresas olhavam para o VT com certo desdém, nós vimos uma oportunidade, um diamante bruto a ser lapidado. E foi o que fizemos nos últimos 10 anos, nos especializando e aprofundando nosso conhecimento. Ancoramos nosso crescimento a partir do VT, que funciona como a ‘locomotiva’ da nossa oferta de valor de uma ampla ‘família’ de produtos em nosso portfólio”, diz Carvalho.

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Benefícios para contar com os melhores talentos

Segundo o Diretor da RB, o peso dos benefícios para atrair e manter colaboradores que se destacam nas organizações é muito grande. Alguns estudos revelam, inclusive, que os benefícios podem ter peso igual ou até superior ao salário, o que só reforça o seu impacto.

Uma vez que os benefícios são um fator de tomada de decisão do empregado, para que ele se sinta motivado ou não a seguir em uma empresa ou a se candidatar para uma vaga, é determinante que o mercado comece a repensar a maneira como lida com a oferta. Mais do que um “peso para a folha de pagamento”, eles podem ser o grande diferencial competitivo.

“Nós na RB, como uma empresa de solução de benefícios, e que tem o RH como o principal canal de interlocução, notamos claramente um crescimento acelerado desta percepção, tanto por parte dos RHs quanto dos colaboradores das empresas em todo o Brasil. [Para serem competitivas em benefícios] as empresas precisam se preocupar em apoiar e ajudar o seu cliente todos os dias. Para isso, é necessário um time bem preparado e engajado neste modelo, que requer diariamente transparência, foco, resiliência e aprofundamento em todas as questões , tratando cada caso como único”, finaliza Carvalho.