25º Top Of Mind de RH

Robson Campos

Como a TOTVS faz da tecnologia a maior aliada no desenvolvimento de soft skills

O mercado de trabalho nunca foi, ao mesmo tempo, tão tecnológico e humanizado. Enquanto, por um lado, as empresas investem em softwares, máquinas e recursos cada vez mais automatizados e digitais, por outro assuntos como saúde mental, engajamento, diversidade e sustentabilidade são pautas em alta nas salas de reunião e nas iniciativas internas e externas.

E se as pessoas e seu bem-estar assumiram protagonismo e evidência, é consequência natural que gestores, líderes e colaboradores tenham que estar preparados para construir ambientes saudáveis e uma cultura organizacional poderosa em torno disso. Não é à toa que as chamadas soft skills (ou habilidades comportamentais) são, hoje, tão importantes quanto o conhecimento técnico. Porém, para que as empresas ofereçam treinamentos robustos, a tecnologia precisa entrar em cena.

De acordo com Robson Campos (capa), Diretor de Produtos RH da TOTVS, “as habilidades socioemocionais se mostram cada vez mais decisivas para alavancar o crescimento, a produtividade e a evolução dos negócios”. A marca, referência em sistemas e plataformas para gestão empresarial, faz do digital um recurso essencial para que processos humanizados sejam cada vez mais encorajados e consolidados.

Em parceria com a Bossa,etc, a TOTVS desenvolveu a solução Desenvolvimento e Engajamento by BLAST!. Campos explica que a ferramenta oferece uma variedade de conteúdos em diferentes formatos para que os colaboradores possam desenvolver competências e aplicá-las em tarefas que terão impacto direto na produtividade e no crescimento da empresa. E tudo isso de uma forma inovadora e atual.

“Entre as competências mais importantes e que podem ser desenvolvidas com a ajuda da tecnologia, estão, por exemplo: resolução de problemas; pensamento crítico; criatividade; gestão de pessoas; integração com os pares; gerenciamento da inteligência emocional; capacidade de decisão e julgamento; foco na entrega; negociação; e flexibilidade cognitiva”, salienta o diretor.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Gallup, empresa de pesquisa de opinião, para 91% dos gestores essas habilidades têm relevância superior a um curso de graduação. São verdadeiros diferenciais em um processo de recrutamento e seleção. 

A solução da TOTVS é alinhada com essa nova realidade e reúne educação com entretenimento (o chamado edutainment), uma vez que tão importante quanto o desenvolvimento é o engajamento e o interesse do colaborador pelo conteúdo. As pessoas conseguem ter maior clareza de suas capacidades e também de seu papel e contribuição dentro da organização.

Para ajudar a trabalhar as competências humanas, a plataforma oferece uma variedade de conteúdos em diferentes formatos dinâmicos e interativos, como vídeos, cursos online, lives, podcasts, pesquisas, apresentações de especialistas, entre outros. O desenvolvimento vai além do conhecimento acadêmico e técnico.

Adaptação ao novo normal

É seguro dizer que, mesmo que estejamos há mais de um ano vivendo o cenário pandêmico, que culminou no “boom” do trabalho remoto e no fortalecimento do modelo híbrido como uma das principais – se não a principal – tendências de mercado para o “pós-pandemia”, as tecnologias e as ferramentas de desenvolvimento precisam estar prontas para suprir qualquer um dos panoramas e necessidades.

Campos esclarece que as novas soluções da TOTVS, enquanto parceira de tecnologia para o RH, estão prontas para lidar com esse “novo normal”, e com foco ainda maior para a Gestão da Experiência Humana (HXM) e para o Futuro do Trabalho. “Nossos esforços estão voltados a três pilares básicos: dar mais autonomia e produtividade ao colaborador; assegurar a flexibilização de horários, locais de trabalho e benefícios; e a assincronia, ou seja, a quebra da necessidade de todos estarem conectados ao mesmo tempo para realização das tarefas.”

Além disso, o executivo destaca que a marca tem o compromisso de conscientizar sobre o bem-estar no dia a dia de trabalho. Para ele, saber como conciliar da melhor forma a rotina da vida pessoal com a do trabalho, atualmente moldada, para muitos, pela distância, é crucial. O diretor ressalta que a comunicação é fator-chave para compreensão das angústias e necessidades, e também para que a resolução de eventuais problemas e conflitos seja feita de forma efetiva. 

“Investir no desenvolvimento das human skills é investir não só no benefício de uma corporação, mas também na sociedade, na educação, no bem-estar geral. O resultado são ambientes de trabalho saudáveis, diversos e felizes, o que resulta no aumento da produtividade. A plataforma TOTVS Desenvolvimento e Engajamento by BLAST! foi criada para democratizar o conhecimento”, finaliza Campos.