Estamos em 2023 e a tecnologia faz cada vez mais parte do nosso dia a dia. Telefones celulares ganharam tantos recursos que, hoje, são imprescindíveis para atividades cotidianas. Utilizamos esses aparelhos para nos comunicarmos, trabalhar e até realizar operações bancárias, tarefas que fazemos todos os dias com a ponta dos dedos e nem paramos para refletir sobre o quanto isso seria impensável há meros dez anos.
Aliás, televisões cada vez mais inteligentes garantem o nosso entretenimento por meio de serviços de streaming com uma oferta quase infinita de produções de todos os gêneros e para todos os gostos.
Isso sem falar em outras tecnologias que já são vistas em funcionamento, mas ainda não se popularizaram, como os veículos autônomos e as geladeiras conectadas à internet, capazes de fazer compras e ainda avisar quem mora na casa sobre a validade dos produtos que estão dentro dela, por exemplo.
A tecnologia e o trabalho
Na indústria, a tecnologia chegou cedo. Na virada para o século XXI, o número de fábricas com processos automatizados e robôs capazes de efetuar tarefas repetitivas ou perigosas para as pessoas cresceu rapidamente e segue em evolução pelo mundo todo.
Seguindo a lógica da presença da tecnologia em diversos setores, não seria diferente com o RH. Mas qual é o seu impacto na gestão de pessoas?
Enquanto a presença de máquinas cada vez mais inteligentes na indústria foi vista, de início, como uma ameaça às pessoas e seus empregos, em Recursos Humanos, são justamente elas as maiores beneficiadas pela automação de processos.
Com a Benefício Fácil, o time de RH economiza um tempo precioso na gestão dos benefícios dos colaboradores da empresa para focar no que mais exige atenção e que só pode ser feito por pessoas: zelar pelo bem-estar e produtividade de toda a gente que faz parte do quadro de funcionários.
Nossa plataforma possibilita desde reunir os pedidos de todas as operadoras em uma única cobrança até economizar por volta de 30% com os custos de vale-transporte, uma vez que o nosso sistema pode monitorar a quantidade de crédito existente no cartão de cada colaborador(a).
Dados em prol das pessoas
Com a plataforma da Benefício Fácil simplificando a gestão dos benefícios, a equipe de Recursos Humanos centraliza suas atenções para desenvolver pessoas. Mas quem disse que a tecnologia não pode ajudar nisso também?
Trata-se de um conceito chamado People Analytics. Bancos de dados, nos quais os perfis pessoais e profissionais das pessoas são registrados com base em inputs do RH, podem potencializar os processos tanto de recrutamento e seleção quanto de desenvolvimento de quem já compõe o quadro, para que desempenhe ainda melhor suas funções ou até mesmo migre para outra área.
Para se ter uma ideia, segundo dados da consultoria McKinsey, locais que já utilizam o People Analytics aumentaram em 80% a eficiência no recrutamento e cresceram 25% em produtividade.
Por isso, quando o assunto é o papel da tecnologia no RH, para nós, o saldo é sempre positivo, uma vez que ela pode tornar processos ainda mais efetivos e simples. E se tem algo que não cansamos de dizer por aqui quando o assunto é gestão de benefícios é: Não complica, vai no FÁCIL!