27º Top Of Mind de RH

Benefício tem que fazer bem para o seu time

Benefício tem que fazer bem para o seu time

Quem trabalha no RH, com certeza, já conhece o PAT, o famoso Programa de Alimentação do Trabalhador. Com isso, você obviamente tem ou está cotando uma plataforma para continuar garantindo esse benefício para o seu time. Mas, será que isso já é o suficiente para manter os colaboradores satisfeitos?

Para você não perder tempo pensando, já antecipo que não. Da mesma forma que os Titãs cantam há quase 40 anos a frase “A gente não quer só comida”, o mesmo vale para a sua equipe. Por isso, hoje, ao optar por uma plataforma de gestão de benefícios, é preciso considerar o que vai além do básico.

Fazer bem é o segredo

Para você escolher os melhores tipos de benefícios para a sua equipe, trazemos dois estudos importantes da consultoria Robert Half.

O primeiro deles confirma o que já sabemos: os benefícios seguem relevantes para as pessoas. De acordo com a pesquisa, 97% dos profissionais entrevistados levam o pacote oferecido pela companhia em conta antes de fechar contrato. O estudo ainda diz que, desses, somente 51% tentam negociar um salário mais alto se os benefícios não estiverem entre o que eles estão buscando. Ou seja, quase a metade desiste da empresa se o que ela oferece além da remuneração não for atrativo.

Já uma outra pesquisa da mesma consultoria ainda informa que 89% das companhias já sabem que seus bons resultados estão diretamente ligados à motivação e à felicidade dos colaboradores. Assim, analisando os dados de ambos os estudos, é possível concluir que não basta oferecer benefícios. É preciso que eles, de fato, sejam pensados para fazer bem para os membros da equipe.

O que oferecer, afinal?

O estudo da Robert Half ainda traz outros insights interessantes, como a relevância da alimentação e a preocupação com a saúde entre os benefícios mais buscados por colaboradores. E é aqui que a sua empresa pode se destacar.

Por isso, apoio psicológico, plano de saúde para pets ou qualquer outro produto ou serviço ligado ao bem-estar, como planos de academia e pilates, por exemplo, também se encaixam nessa categoria e costumam ter boa aceitação por parte da equipe.    

Produtos para serem usados em eventos culturais e cartões pré-pagos com crédito para campanhas de incentivo realizadas periodicamente também podem entrar no leque de benefícios e fazem a diferença nas contas. Tanto na atração e retenção de talentos, como no saldo positivo de reputação da marca. 

Deixe o time participar

Por fim, a receita de sucesso para que uma empresa ofereça os benefícios certos é consultar os colaboradores periodicamente. Afinal, a pesquisa ainda apontou que 74% dos profissionais ouvidos gostariam de mudanças nos auxílios oferecidos pela companhia.

Assim, pesquisas e conversas promovidas pelo RH são importantes para que os recursos sejam direcionados para o que de fato funciona para o time e contribui para o seu bem-estar. E ainda evita decisões arbitrárias, que acabam agradando só parte do quadro e deixando-o frustrado no caso de um provável cancelamento, o que reflete diretamente em pesquisas internas de satisfação e, obviamente, nos indicadores de sucesso da empresa.