25º Top Of Mind de RH

Categorias do Top of Mind de RH passarão por mudanças

Alô, novidades! O que vem por aí nas categorias do 25º Top of Mind de RH

O 24º Top of Mind de RH 2021 mal terminou, mas os preparativos para a edição de 2022 do maior prêmio de Recursos Humanos do Brasil já estão a pleno vapor. Na próxima segunda-feira (01/11), a votação para a primeira fase do ano que vem, etapa que definirá o Top5 de 33 das 34 categorias (lembrando que o Top5 geral das empresas fornecedoras – as mais votadas entre todas as categorias – só é conhecido na segunda fase), estará aberta. Mas, espere aí, não eram 33 categorias no total?

O que vem por aí!

Quem participou da votação do último Top of Mind de RH, ao entrar no Colégio Eleitoral de 2022, vai notar que algumas categorias passaram por mudança de nomenclatura.

A categoria Benefício Refeição passará a se chamar Cartão de Benefício / Refeição. Mudança semelhante ocorre com a categoria Benefício Vale-Transporte, nomeada para o ano que vem como Cartão de Benefício / Vale-Transporte e Mobilidade. Ainda no grupo das empresas fornecedoras de produtos/serviços para o RH, outra categoria que terá sua nomenclatura alterada é a Espaço para Eventos Corporativos, que agora passa a ser Espaço / Plataforma de Eventos Corporativos.

De acordo com Bia Indiano, Consultora de Marketing e Planejamento do Grupo TopRH, o Top é um prêmio que, a cada ano, trilha um caminho de constante evolução, e para seguir assim é necessário ouvir o que o RH tem a dizer. As alterações nos nomes vão de acordo com o cenário de inovação das soluções para o setor e da área em si.

“Identificamos o que o RH contrata, o que não, os serviços que mitigaram e passaram por mudanças. Queríamos compreender com os RHs quais foram as mudanças que a pandemia trouxe e o que ganhou relevância. Mapeamos as categorias em relação ao modo como o Colégio Eleitoral vota, buscando entender por que algumas eram mais votadas do que outras, o que funciona bem e o que precisa melhorar”, diz.

Além das mudanças, duas categorias novas darão as caras no 25º Top of Mind de RH. A primeira delas será Tecnologia de Testes e Avaliações / Assessment. “Essa categoria valorizará empresas com ferramentas que podem servir tanto para o recrutamento quanto para avaliações internas, usadas ao longo da vida dos colaboradores nas organizações. O RH está habituado com tecnologias administrativas, que contribuem para a gestão das pessoas, ponto, folha de pagamento e afins. Já as tecnologias desta categoria surgiram pela necessidade de acompanhar o desenvolvimento do colaborador, identificar os melhores candidatos, pensar no engajamento e necessidades semelhantes”, destaca Bia.

Já a outra se enquadra no grupo das especiais. Enquanto em 2021, ao lado do Top5 do setor, a aba contava com a categoria “As Estrelas em Gestão de Pessoas na Pandemia”, no próximo ano os cinco mais votados em toda a segunda fase dividirão os holofotes das categorias especiais com os indicados em Soluções de Benefícios de Saúde e Bem-Estar. Com as mudanças, o próximo Top passa a ter, portanto, um total de 34 categorias.

“A nova categoria especial reflete tendências. Ela foi criada para premiar empresas fornecedoras de benefícios de saúde e bem-estar que fogem do convencional e do obrigatório. Por exemplo, fornecedores que oferecem às organizações serviços focados em meditação, terapia, academia, yoga e outros voltados ao bem-estar do time de trabalho”, explica a consultora.

Pesquisa

O Top é um prêmio feito pelo RH para o RH. Na primeira fase de votação, o público tem a liberdade de escolher qualquer empresa ou profissional para cada uma das respectivas categorias de voto. Já na segunda etapa, os eleitores escolhem entre os cinco mais votados da fase anterior. 

É a partir do voto que todo o ecossistema de produtos e serviços listados nos tópicos ao longo do texto é formado. É por isso, portanto, que cada profissional de Recursos Humanos que integra o Colégio Eleitoral do Top of Mind de RH tem fundamental relevância para que boas práticas sejam evidenciadas e o setor continue crescendo e se tornando cada vez mais forte. E é por essa razão, também, que para o Grupo TopRH é sempre importante estar alinhado com a comunidade da área, compreendendo suas necessidades e buscando realizar todas as mudanças que se fizerem necessárias.

Em um levantamento realizado com 502 RHs ativos no Colégio do Top, foi identificado que 64% votam nas duas fases do prêmio. 28% dos respondentes afirmaram que não entendem todas as categorias do evento. Quando questionados sobre o porquê, a maioria dos entrevistados alegou não saber exatamente em qual categoria algumas empresas deveriam ser votadas. 

Por conta disso, o prêmio não só deu um “refresh” em algumas de suas categorias, como ao longo da fase de votação trará, do mesmo modo que faz a cada ano, conteúdos didáticos tirando dúvidas e explicando as etapas do Top of Mind de RH, assim prezando pela total transparência a vencedores, indicados, votantes e público em geral.

Entre outros questionamentos, a pesquisa identificou que mais de ¾ dos RHs entrevistados atuam em organizações que investem em inovação. Porém, entre as maiores dores do setor, a tecnologia lidera o ranking (68%), seguida por orçamento (34%) e recrutamento (25%).

Foto de capa: por Denise Andrade