25º Top Of Mind de RH

Vetor

VOL Vetor Online apoia a ação do RH nos processos de seleção e gestão de pessoas

As transformações pelas quais o mundo do trabalho vem passando nos últimos anos impuseram novos desafios às empresas dos mais diferentes segmentos. Praticamente todas precisaram se adaptar, e inovar passou a ser uma tarefa permanente para aquelas que buscam reter talentos e não perder relevância frente à concorrência. Nesse cenário, a área de RH confirmou seu papel estratégico ao atuar na linha de frente do cuidado com as pessoas, contribuindo assim para os resultados e o crescimento dos negócios.

Os formatos de trabalho à distância aceleraram o ingresso das organizações no ambiente online e impulsionaram a busca por soluções digitais para apoiar os processos de seleção e gestão de pessoal. A Vetor Editora, que sempre apostou em inovação e tecnologia para o desenvolvimento de instrumentos de avaliação psicológica para diversas finalidades, respondeu às novas demandas do mercado lançando a VOL Vetor Online, primeira plataforma digital de aplicação e correção de testes psicológicos do Brasil, todos elaborados por especialistas e aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). 

Testes psicológicos são ferramentas utilizadas há muitos anos em processos de seleção de pessoal, como parte da avaliação do perfil de candidatos, e em programas internos de orientação, movimentação e desenvolvimento de carreira. Também auxiliam na mensuração de soft skills, habilidades comportamentais cada vez mais levadas em consideração no momento da contratação de profissionais, como inteligência emocional, capacidade de atenção e tolerância ao estresse.

Atualmente, com a preocupação crescente dos empregadores com o adoecimento de colaboradores por problemas de saúde mental como estresse, ansiedade e exaustão, esse tipo de avaliação se torna essencial. “Quando falamos de investimentos em saúde mental dentro das empresas, estamos falando de uma medida importante para prevenir e combater doenças ocupacionais, como burnout, e reduzir custos com absenteísmo, rotatividade de profissionais e uso dos planos de saúde”, observa Ricardo Mattos, CEO da Vetor Editora.

A aplicação online traz vantagens para os avaliados, que podem realizá-los no home office e em qualquer parte do mundo, e para psicólogos e consultores de recursos humanos, que têm a possibilidade de alcançar mais pessoas e administrar um volume grande de testes com qualidade, precisão e padronização. 

A grande procura por parte das empresas e dos gestores de RH, que enxergaram a importância dos testes para apoiar a atividade de psicólogos e psiquiatras em diagnósticos de saúde mental de profissionais de diversas áreas, levou a um crescimento expressivo no número de aplicações pela VOL Vetor Online. Em 2021, segundo ano de operação da nova VOL, foram mais de 520 mil testes aplicados, incluindo os de atenção, memória, personalidade e autoeficácia no trabalho, dentre outros.

Lançada em março de 2020, a VOL Vetor Online acumula números expressivos: são mais de 12 mil empresas cadastradas e mais de 520 mil testes aplicados em 2021. Houve crescimento de 97% no número de avaliações (2020-2022).

Artigo produzido pela equipe da Vetor Editora