Diferentes tecnologias são desenvolvidas e aprimoradas constantemente nas mais diversas áreas de mercado, o que inclui o setor de recursos humanos. Para se ter ideia, de acordo com levantamento da Gartner, empresa que oferece insights ao mercado, 76% dos líderes de RH acreditam que se as organizações em que atuam não implementarem soluções de IA, ficarão para trás no sucesso organizacional.
O dado mostra como a área de recursos humanos precisa ter cada vez mais atenção ao movimento tecnológico, aderindo a ferramentas que auxiliem em todos os processos do setor, ou seja, recrutamento e seleção, onboarding, feedback, processamento de folha, pesquisa de satisfação, desligamento, entre outros.
Business Process Outsourcing
Porém, acompanhar as inovações é algo desafiador e que exige preparo constante das empresas. Segundo Leandro Bonetti, CEO da Propay, empresa de serviços e tecnologia para RH, investir no BPO (Business Process Outsourcing) de recursos humanos, ou seja, na terceirização de atividades da área é, nos dias de hoje, um importante investimento de negócio.
“As áreas de RH não conseguem acompanhar as inovações que surgem no mercado de forma tão rápida porque isso exige tanto investimento financeiro das marcas, quanto intelectual, já que profissionais precisam aprender a lidar com as novas tecnologias. Em vista disso, empresas podem contar com a parceria de negócios que fornecem ferramentas inovadoras e que cuidam de processos operacionais, automatizando atividades. Isso permite com que os profissionais de RH tenham mais tempo para se dedicar a tarefas mais estratégicas. Além disso, contar com a ajuda de especialistas experientes e suporte técnico faz toda a diferença na fluidez dos processos”, explica.
Benefícios
A gestão e operacionalização dos benefícios corporativos é outro exemplo de atividade que pode ser feita por uma marca parceira. As vantagens na facilitação do processo de negociação com operadoras para a aquisição e gestão de planos de saúde e caminhos customizados para a escolha do melhor pacote de benefícios.
“A qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores impacta diretamente na produtividade e engajamento destes, e no nível de turnover dos negócios. Por isso, o tópico de benefícios necessita de grande notabilidade. Porém, com tantos afazeres, o setor de RH pode acabar não conseguindo dar a devida atenção a este tópico, o que reforça a importância de firmar parceria com uma marca que fará toda a parte preditiva por meio do cuidado contínuo da saúde do colaborador”, afirma Bonetti.
A Propay, com a sua vertente de consultoria e corretora de seguros, abrange o conhecimento, tecnologia e experiência nas resoluções que envolvem esses diferenciais de um RH estratégico, garantindo seu lugar no TOP5 do Top Of Mind 2024 e concorrendo na categoria “Consultoria de Benefícios”, o que expõe a assertividade com os clientes e os ganhos práticos e operacionais dos mesmos, refletindo nos votos da premiação.
Folha de pagamentos
Hoje, as empresas podem contar com soluções e parceiros especialistas na operacionalização das folhas de pagamentos, o que resulta em processos mais ágeis e redução de custos. As tecnologias diminuem as chances de erros e necessidade de retrabalho, gerando mais ganho em tempo e eficácia.
“Terceirizar a folha de pagamento é mais do que pagar para outra empresa fazer o serviço, é contar com a ajuda de profissionais experts e tecnologias inovadoras que conseguem processar milhares de informações com agilidade e segurança. Quando pontos como admissões, rescisões, controle de férias, entre outros dados são lançados em sistemas de maneira rápida e assertiva, todo o fluxo da área funciona melhor”, diz o Presidente da Propay.
Integração
Para o Presidente da Propay, outro ponto que merece destaque é a necessidade que o RH possui de integrar diferentes soluções e tecnologias que não se conectam nativamente, o que prejudica a implementação de um processo fluido, facilita o vazamento e perda de informações e, também, a ocorrência de erros operacionais com mais frequência.
“Integração é uma das palavras-chave do RH do presente e do futuro. Assim, na Propay, por exemplo, não somente oferecemos soluções para o dia a dia da área de recursos humanos, como podemos integrar diferentes sistemas, promovendo ganho de tempo, produtividade e otimização do uso de plataformas. Quando diferentes sistemas são conectados, estes podem compartilhar informações entre si e ajudar todos os colaboradores”, informa.
O mercado está a cada dia mais focado em inovações que otimizem a rotina dos profissionais de recursos humanos, contudo, as empresas precisam ter um olhar estratégico na hora de escolherem as melhores soluções e principalmente levar em conta o uso delas a longo prazo. O caminho da inovação exige cautela.
“Contar com parceiros que estão há anos no mercado e que constantemente estejam se inovando é um caminho seguro e estratégico. A tendência, portanto, é vermos cada vez mais companhias se conectando com marcas tecnológicas e que se renovam a cada dia”, finaliza Bonetti.
Sobre a Propay
Há 24 anos no mercado, a Propay é uma das principais empresas de serviços de tecnologia do Brasil com foco em RH. Atendendo empresas dos mais diversos portes e segmentos, conta com mais de 160 clientes utilizando seu portfólio de soluções. Sua missão é focar nas principais dores do RH, permitindo que as companhias estejam à frente do que realmente importa – gerir negócios, processos e pessoas com qualidade.
Com três pilares de serviço compostos por soluções para folha de pagamento, integrações tecnológicas e corretora de benefícios, a Propay garante a gestão integrada das ações essenciais de departamento pessoal à organização. Atualmente a Propay conta com aproximadamente 300 colaboradores, abrangência nacional, serviços customizáveis e aposta em sua expertise como vetores para ajudar os clientes em tomadas de decisão ao focarem em um RH estratégico.