27º Top Of Mind de RH

O poder da tecnologia para humanizar processos e garantir uma gestão completa

O poder da tecnologia para humanizar processos e garantir uma gestão completa

Que a transformação digital ganhou um novo olhar por parte das empresas, principalmente por conta do impacto da pandemia da Covid-19, não é novidade. Uma pesquisa de 2021 do Instituto FSB Pesquisa identificou que, para 70% dos mais de 400 empresários e CEOs dos entrevistados, o tema teria forte relevância em 2022. E, de fato, automatizar processos se tornou uma prioridade para muitos negócios no ano. Contudo, apesar do hype, a necessidade pela cautela na tomada de decisões não pode ser deixada de lado.

De acordo com levantamento da Gartner, 56% das organizações se arrependem de tecnologias adotadas para grandes projetos nos últimos dois anos, o que mostra que, apesar da tecnologia ser parte importante para o desenvolvimento das empresas, a escolha errada pode ser um sério problema.

Os dados deixam claro que a digitalização só se torna, para valer, uma solução, quando há estratégia envolvida. De acordo com Paulo Oliveira, Gerente de Marketing da Apdata, empresa especializada em tecnologia completa para a gestão de RH e folha de pagamento, antes de apostar na digitalização é necessário que haja um mapeamento das áreas e processos que exigem maior urgência para que sejam automatizados. “Além disso, formar uma equipe multidisciplinar nesse processo, principalmente com o apoio da área de TI e da área patrocinadora do projeto, é de suma importância”, salienta.

Oliveira elucida, também, que a eficácia da transformação digital depende de fatores como o conhecimento de uso das ferramentas à disposição. No RH, por exemplo, identificar quais recursos digitais podem ajudar a fazer com que a área – e, consequentemente a empresa – cresça traz as seguintes vantagens:

  • Simplificação de padronização de processos existentes;
  • Melhor desenvolvimento e retenção de funcionários;
  • Força de trabalho mais engajada e gerenciamento departamental;
  • Mais oportunidades para analisar e aplicar dados de RH.

Outro ponto trazido pelo profissional da Apdata diz respeito ao quanto o chamado RH 4.0 trouxe impulsionadores à área de Gestão de Pessoas na utilização da transformação digital, “principalmente com a implementação de tecnologias que automatizam e democratizam processos, liberando os profissionais de atividades rotineiras para outras atividades”.

Na visão dele, as organizações caminham cada vez mais para um momento no qual todos os passos devem ser estrategicamente planejados. Mais do que arriscar seguir modas, é fundamental que haja assertividade na escolha dos recursos tecnológicos para que eles sejam aliados, inclusive, da humanização, e não um investimento sem retorno positivo.

“Um movimento complementar ao RH 4.0 surge, principalmente, potencializado pela pandemia: o RH 5.0. Ele traz um olhar de mais valorização à saúde e ao bem-estar das pessoas dentro das empresas. O RH sempre teve esse olhar humano, mas o RH 5.0 aparece como um alerta para as questões que envolvem o emocional das pessoas”, destaca.

Tecnologia é facilitadora

Uma vez que há um trabalho de identificação de quais são os gaps tecnológicos que precisam ser supridos, o processo de aquisição de ferramentas de automatização tenderá a ser mais dinâmico, rápido e eficiente.

“Acompanhar esse uso com KPIs estratégicos ajudará os profissionais a identificarem a contribuição que a tecnologia está gerando para a organização, como aumento da produtividade, diminuição dos erros, experiência do usuário, entre outros. As pesquisas de clima também poderão ajudar a organização a entender como os funcionários estão se sentindo com adoção dessas e outras estratégias. A tecnologia deve ser implementada para ajudar as pessoas, para simplificar os processos”, destaca o Gerente de Marketing.

Na Apdata, que desde 1984 entrega soluções integradas, flexíveis e automatizadas em tecnologia e terceirização para a gestão completa do capital humano, a missão é fazer da tecnologia uma ferramenta para que as pessoas sejam colocadas no centro do negócio.

“Procuramos superar as expectativas dos profissionais de RH, proporcionar resultados eficazes, respeitar a cultura interna, mantendo sempre um relacionamento transparente e valorizando o ser humano. Somos pioneiros em políticas aplicadas de humanização nas relações das empresas com os seus colaboradores”, ressalta Oliveira. A Apdata atende em mais de 15 países e conta com a plataforma de software GA – Global Antares, pela qual “é possível proporcionar a empresas multinacionais toda operação em uma plataforma unificada de gestão de RH”, finaliza Paulo.