27º Top Of Mind de RH

Tecnologia e humanização ditam rumo das tendências de RH para 2023

Tecnologia e humanização ditam rumo das tendências de RH para 2023

O ano de 2022 foi de estabilização. Após dois anos intensamente marcados pela pandemia da Covid-19, as empresas tiveram a oportunidade, enfim, de tomar decisões sem que a doença fosse fator preponderante para a escolha de ações e modelos de trabalho – embora, claro, seja importante destacar que os cuidados devem sempre permanecer.

Passado o período de readaptação, 2023 promete ser um ano para que líderes e gestores mudem a marcha para acelerar ainda mais os seus negócios. Tudo isso com a chancela de um RH que mantém a postura inovadora, digital e humanizada assumida nos últimos tempos.

“Para o ano que vem, um ponto que deve continuar no centro do debate é a valorização da jornada do colaborador e do seu protagonismo. A pandemia impulsionou muitas empresas a refletirem o valor dos seus profissionais e a dedicarem atenção especial ao seu lado humano, em temas como bem-estar e saúde mental. Como resultado, a gestão de pessoas estará mais focada em propiciar não apenas um ambiente corporativo saudável, mas em estruturas e estratégias que aprimorem toda a jornada do profissional dentro da organização”, destaca Robson Campos, Diretor de Produtos RH da TOTVS.

Na visão do executivo, uma das principais tendências para 2023 é que a prática se sobressaia ao discurso. Ou seja, para que as companhias possam dar, de fato, um gás na transformação de foco em sua rotina, é fundamental que fatores como a promoção do diálogo, da empatia e de ambientes de escuta se façam presentes.

“Ainda dentro da perspectiva de jornada do colaborador, autoconhecimento e processos de feedback humanizados também devem ser destaques na gestão de pessoas. Com as inovações tecnológicas, cada vez mais buscam-se por ferramentas de performance mais dinâmicas e digitais que realmente engajem e envolvam os colaboradores. Outra tendência que não poderia deixar de mencionar, mais uma fronteira da diversidade, é o combate ao etarismo, pauta em grande debate na sociedade. Aos poucos as empresas estão compreendendo a importância da intergeracionalidade em seu quadro de colaboradores”, pontua.

Falando em inovações tecnológicas…

Uma vez que as tendências para 2023 apontadas por Campos dão importante destaque às pessoas, a tecnologia seguirá como um pilar estratégico e um diferencial competitivo para as empresas promoverem engajamento e alavancarem a produtividade e o olhar humanizado.

“Ou seja, não se trata mais de usar a tecnologia para automatizar e otimizar processos em uma estrutura “robotizada”, mas sim de ampliar o uso de ferramentas que humanizem as relações a partir de dados mais ricos e informações mais completas e valiosas para buscar o melhor tanto para os colaboradores, como para empresas, amplificando as ações da área de RH e evidenciando sua importância para toda a organização”, enfatiza o Diretor de Produtos RH.

E quais tecnologias são essas? Ferramentas que apoiam processos de avaliação de desempenho e feedbacks, e que contribuem para o desenvolvimento dos profissionais por meio de metas e objetivos individuais são alguns exemplos, assim como aquelas que potencializam as soft skills.

“E mais: sistemas de gestão de departamento pessoal, com automação de processos, facilitam o dia a dia da equipe de RH, abrindo espaço para que estes profissionais dediquem seu tempo a atividades que criem valor agregado para a experiência dos colaboradores. As possibilidades de uso da tecnologia em prol da humanização do ambiente de trabalho são inúmeras, e sua adoção nas empresas deve ser uma forte tendência dos próximos anos”, salienta Campos.

Humanização e tecnologia são com a TOTVS

Referência em tecnologia no Brasil, a TOTVS promete evoluir ainda mais em seus produtos para 2023, reforçando seu DNA inovador e seguindo como parceira de valor das empresas brasileiras quando o assunto é digitalização do RH.

“Temas como o foco na jornada dos candidatos em um processo de seleção – aliado super importante no contexto de valorização de uma marca empregadora -, desenvolvimento e engajamento de colaboradores e protagonismo individual, seja na escolha de seus benefícios ou na trilha de desenvolvimento que melhor se alinha a suas perspectivas de futuro, são algumas das tendências direcionadas pela TOTVS, finaliza Robson Campos.

Capa: Via Depositphotos