Não é surpresa que lidar com fatores que envolvem a saúde é uma tarefa desafiadora para muitas organizações. Da saúde ocupacional à emocional, gestores buscam alternativas para promover um ambiente saudável que, ao mesmo tempo, não seja tão custoso para as contas da organização.
Diante de tal contexto, cada vez mais soluções marcam presença no mercado para auxiliar as empresas nesse processo, com a tecnologia sendo protagonista para que a gestão de saúde seja eficiente e econômica.
“A tecnologia aliada à gestão nos dá maior velocidade na implementação de ações, além de trazer mais assertividade aos programas e ao entendimento do perfil de risco do beneficiário do plano de saúde, uma vez que os algoritmos desenvolvidos pela nossa equipe de tecnologia nos permitem identificar no perfil de utilização do beneficiário as cronicidades nem sempre identificáveis apenas em uma consulta médica”, ressalta Vitor Cruz, Superintendente Técnico da Qualicorp.
De acordo com o especialista, a tecnologia se torna ainda mais crucial à medida que o plano de saúde, embora seja um dos principais benefícios para atrair e reter talentos, representa, em média, o segundo maior custo da folha dos negócios. Cruz esclarece que as soluções tecnológicas permitem “dimensionar o risco do cliente e, consequentemente, apresentá-los de maneira mais clara às operadoras”. Assim, as margens de segurança que as operadoras costumam colocar no preço – motivadas principalmente pelo desconhecimento do risco – se tornam menores ou são até mesmo retiradas.
Eduardo Muniz, Superintendente de Relacionamento da Qualicorp, elucida que a companhia se prepara para acompanhar todas as transformações digitais “investindo fortemente em tecnologia e na experiência do cliente”. Além disso, ele acrescenta que é “mantido o cliente sempre perto e dado a ele o conhecimento necessário para engajar seus colaboradores nas ações propostas e implementadas”
Por fim, Muniz reforça que as novas soluções digitais para a saúde tem o seu potencial facilitador facilmente compreendido quando o beneficiário, por meio da tecnologia, consegue ter acesso prático às informações de saúde com as quais ele se identifica.
“Por outro lado, por mais que a tecnologia seja um facilitador e nossos clientes compreendam isso, as relações humanas são insubstituíveis e todos os nossos clientes têm um time de gestores dedicado e até exclusivo, para auxiliá-los nessa jornada de conhecimento.”