27º Top Of Mind de RH

Estudos relacionam estética do sorriso e saúde bucal à empregabilidade

Estudos relacionam estética do sorriso e saúde bucal à empregabilidade

É cultural. Nós brasileiros, sorrimos muito. Sorrimos para pedir algo, para nos desculparmos… O sorriso é marca registrada e provoca conexões positivas. Também é cartão de visita, especialmente quando o assunto é trabalho.

Está descrito pela ciência que o sorriso considerado esteticamente adequado interfere nas relações interpessoais e tem impactos diretos nas relações de trabalho. Alavanca um bom currículo e ajuda a abrir portas, contribuindo para a empregabilidade.

A boa aparência aumenta a possibilidade da conquista do posto de trabalho. Está implícito que a boa apresentação pessoal está diretamente ligada à autoestima, que influencia a saúde mental.

“Indivíduos que apresentam algum problema de saúde bucal que implique diretamente na estética são considerados menos preparados para o mercado de trabalho ou são pré-julgados apenas por algum defeito dentário”, discorrem as psicólogas Giovanna Maria Ribeiro da Silva Andrade e Patrícia Maria Coelho no artigo “A Influência do Sorriso no Mercado de trabalho: Revisão Integrativa da Literatura”, que foi publicado na Revista Multidisciplinar de Psicologia em 2020.

“A importância da saúde bucal na vida das pessoas é enorme. E a Uniodonto sabe disso. Há mais de 50 anos, fomos pioneiros ao formatar o modelo de planos odontológicos no Brasil, pelo qual, mediante o pagamento de uma mensalidade, o cliente tem acesso a assistência odontológica. Como cirurgiões-dentistas, os fundadores da Uniodonto observaram que, muitas vezes, as pessoas não procuravam os tratamentos odontológicos ou consultas preventivas aos consultórios por não conseguirem encaixar em seu orçamento os preços cobrados pelos profissionais. O plano odontológico é importante justamente por isso. O modelo deu muito certo e fomos, inclusive, precursores da própria regulamentação dos planos de saúde e odontologia suplementar no Brasil, antecipando o cenário atual em que os planos odontológicos são regulados pela Agência Nacional de Saúde e cobrem inúmeros procedimentos.”, comenta o Diretor Vice-Presidente de Operações e Mercado da Uniodonto do Brasil, Dr. Clóvis José Tomazzoni de Oliveira.

Segundo o dirigente, ao longo dos anos, foi constatado que doenças bucais causam absenteísmo e, sobretudo, presenteísmo nas empresas. “Doenças bucais e dor são causas de absenteísmo, e principalmente de presenteísmo. O trabalhador não se afasta, trabalha de forma deficitária e com propensão a maiores adoecimentos futuros.”, afirma Oliveira, citando o artigo “A saúde bucal no contexto da prevenção de absenteísmo e presenteísmo no trabalho”, publicado pelos autores Roberto Brasil Lima e Alexander Buarque na Revista de Medicina do Trabalho. Doenças bucais são a causa de 9 a 27% das faltas ao trabalho, mas de 28 a 50% de presenteísmo. 

Benefício

A Uniodonto é fornecedora de planos odontológicos para grandes empresas do país, que operam em todos os segmentos. Muitas das organizações atendidas mantêm operações transnacionais e exigem de fornecedores o atendimento a todos os requisitos de governança, qualidade e segurança do paciente.

O Sistema Uniodonto também oferece planos odontológicos para pequenas e médias empresas, além de cooperativas, associações e sindicatos. O Plano oferece soluções personalizadas para as diferentes demandas com mensuração por meio de relatórios. Essa espécie de gestão compartilhada do benefício, contribui para apoiar a atuação estratégica da área de Recursos Humanos junto ao setor produtivo, construindo relações de segurança.

“É interessante notar que há uma relação direta entre os indicadores econômicos e o crescimento do mercado de planos odontológicos. A contratação de planos acompanha a curva de geração de empregos e o aquecimento da atividade econômica. Importante dizer que se trata de um benefício de alto impacto, que gera satisfação, e que, no entanto, pode ser considerado de baixo custo para empregados e empregadores.”, avalia Dr. José Clovis. Os custos com o plano podem ser deduzidos no Imposto de Renda.

Além do impacto positivo sobre a saúde de quem trabalha, a saúde bucal no ambiente de trabalho contribui para a reputação da marca empresa empregadora, elevando a qualidade do clima organizacional e contribuindo para o aumento da produtividade.  

A Uniodonto desenvolve campanhas sobre saúde bucal que são disponibilizadas gratuitamente para que as empresas parceiras estabeleçam a estratégia de sensibilização junto aos seus colaboradores. Além disso, atua pela gestão eficiente dos contratos e pela motivação do beneficiário para o uso responsável do plano.