25º Top Of Mind de RH

Solar

Programa auxilia colaboradores a serem protagonistas de suas carreiras

A Solar Coca-Cola tem acelerado como um foguete no que diz respeito a investimentos em gestão de pessoas, afinal, cuidamos das pessoas e elas cuidam dos negócios. Assim, fizemos dez anos em dois em avanços que promoveram uma grande transformação digital no nosso RH, com mudanças até no sistema de folha. 

Mas, a nossa “menina dos olhos”, um dos programas que mais nos enchem de orgulho nesse sentido, é a aposta no desenvolvimento dos(as) nossos(as) colaboradores(as). Em agosto de 2020, criamos a nossa universidade corporativa, chamada de “Universo Solar”. Do comercial à logística, passando pela indústria, todas as áreas da empresa foram impactadas por esse programa, que, de forma lúdica e simples, alia as melhores metodologias e tecnologias para capacitar nossas pessoas. 

Além da plataforma disponibilizada com conteúdo em diversos formatos, como podcast, webséries, há aulas presenciais e um cardápio mensal com sugestões de novos cursos. Tudo numa linguagem moderna, inovadora e criativa para despertar o interesse e alavancar o conhecimento pessoal e profissional. Apenas em 2021, emitimos mais de 100 mil certificados, dos quais 80 mil por ensino à distância e 20 mil por treinamentos presenciais. A adesão expressiva mostra que a nova abordagem deu certo. 

Os(as) colaboradores(as) têm livre acesso às trilhas de aprendizagem e autonomia total para escolher quais conteúdos vão consumir. Esse autodesenvolvimento os coloca como protagonistas das suas carreiras. 

Esse novo conceito de educação corporativa mudou a forma de as pessoas se desenvolverem na empresa e trouxe oportunidades únicas para expansão do conhecimento ao contemplar competências técnicas e comportamentais que endereçam as necessidades do nosso negócio, além de disseminar nossa cultura. Um dos cursos oferecidos é o de Libras (Língua Brasileira de Sinais), numa iniciativa que acompanha o compromisso de promover inclusão e diversidade na Solar.

As iniciativas de capacitação não param aí. A estratégia do “Universo Solar” engloba outros programas, um deles é o “Cresça com a Solar”, que tem duração de seis meses e busca acelerar a carreira das nossas pessoas. Elas são capacitadas por profissionais de dentro e de fora da companhia para potencializar suas habilidades. A jornada de aprendizagem proposta contempla desde o autoconhecimento até a aquisição de habilidades importantes para as lideranças na Solar.

Já o “Lidera” é uma jornada de capacitação pensada para preparar, treinar e desenvolver a nossa liderança para os desafios atuais e futuros da nossa organização, proporcionando desenvolvimento comportamental e técnico. Baseado no conceito de educação continuada, a iniciativa propõe ações e atividades complementares, trazendo atualizações em diferentes campos de atuação e melhores resultados em um cenário de mudanças constantes. 

A metodologia utiliza técnicas como aula invertida e estimula a troca de experiências entre os participantes e aprofundamento de conteúdo. As trilhas foram construídas em cima de três pilares: Liderança e Gestão; Negócio Solar; Transformação Digital e Metodologias Ágeis. Esses pilares contemplam módulos como “Liderança Positiva e Situacional”; “Feedback e Comunicação Não Violenta”; “DNA Solar”; “Técnicas para Soluções de Problemas”; “Finanças para Não Financeiros”, entre outros. Mais de 1.000 líderes participaram do programa em 2021. Este ano, o impacto será ainda maior com a integração da Solar com o Grupo Simões.

Para os executivos(as), foi desenvolvido o “Programa de Desenvolvimento de Executivos” (PDE), criado para aportar valor, de forma personalizada. A agenda nasceu a partir de assessment e do planejamento sucessório, contemplando iniciativas personalizadas.

A Solar é o segundo maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil, um dos 13 maiores fabricantes do Sistema Coca-Cola no mundo, uma das vinte maiores empresas do Nordeste e uma das maiores empresas de bens de consumo do país. Nossa empresa tem crescido num ritmo muito acelerado, o que traz grandes desafios. Precisamos capacitar as pessoas para as novas competências exigidas por este crescimento, como a transformação digital e novos negócios. 

O “Universo Solar” e seus programas relacionados evidenciam como a área de Recursos Humanos é importante para o desenvolvimento da própria companhia. O investimento em capacitação tem o poder de mover o ponteiro, trazendo excelentes resultados, ajudando na atração e na retenção de talentos.

Eu mesma entrei de um jeito na Solar e, hoje, 12 anos depois, sou outra pessoa: aprendi muito, me desenvolvi e amadureci aqui. Sou muito grata por estar em uma companhia que aposta na sua gente. E isso não é só sorte ou competência minha. No último ano, o número de pessoas promovidas cresceu consideravelmente.  

Para continuarmos avançando nas promoções, queremos que todos(as) os(as) nossos(as) colaboradores(as) possam adquirir mais conhecimento de forma prática e célere. Eles ganham, a Solar ganha, a sociedade ganha. E a grande novidade é que o “Universo Solar”, em breve, será disponibilizado para os nossos clientes por meio do aplicativo Solar, “exponenciando” o impacto na vida de mais pessoas. O céu é o limite até porque, como se diz por aí na internet, foguete não dá ré.

Por Emiliana Albanaz, diretora de Recursos Humanos na Solar Coca-Cola