Atualizada em março de 2022, a portaria nº 671, ao lado do Decreto nº 10.854/2021, tornou-se um expoente legal na modernização das ferramentas de marcação de ponto eletrônico. É ela quem autoriza, por exemplo, que o controle de jornada a distância possa ser realizado sem que haja qualquer perda de segurança jurídica no processo.
De acordo com Cristina Dias, Gerente de Arquitetura e Soluções de TI na Apdata, empresa de soluções para gestão de pessoas, as organizações vivem um processo de maturação e vêm entendendo melhor o quanto podem inovar em seu controle dos horários dos colaboradores.
“A Portaria nº 671/2022 foi um marco importante para a regulamentação do registro eletrônico de ponto no Brasil e deixando a exigência de ter homologação com o sindicato para eliminação dos REPs e substituição por meios eletrônicos. A portaria trouxe uma série de mudanças importantes, como a exigência de maior segurança e transparência nos registros de ponto, bem como a possibilidade de utilização de tecnologias inovadoras, como o reconhecimento facial e leitura por QRCode”, diz.
Na visão da especialista, o momento é chave para que as empresas modernizem suas ações e ferramentas de controle de ponto. A utilização de recursos manuais ou analógicos torna a organização mais vulnerável a erros e fraudes.
“Outro desafio é a cultura organizacional. Muitas empresas ainda têm uma cultura de desconfiança em relação aos funcionários, o que pode levar a práticas de gestão do ponto que não são justas ou transparentes. Apesar desses desafios, é possível afirmar que as empresas estão se movendo na direção certa”, pontua.
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Potencial a ser explorado
Segundo um levantamento feito pela Apdata, somente 20% das companhias utilizam todo o potencial das soluções digitais para a marcação de ponto. Cristina explica que isso se deve, principalmente, à falta de conhecimento sobre as tecnologias disponíveis e também à resistência existente a determinadas mudanças.
Ela elucida que, uma vez que as marcas fazem uso de estratégias e soluções inovadoras para o controle de jornada, elas obtêm uma série de benefícios, tais como:
- Aumento da produtividade: as soluções digitais tornam o processo de marcação de ponto mais rápido e eficiente;
- Redução de custos: as opções de ferramentas digitais eliminam a necessidade de equipamentos e infraestrutura física, o que pode gerar uma economia nos custos de gestão do ponto eletrônico.
- Melhoria da compliance: as novas soluções garantem a segurança e a confiabilidade dos registros de ponto, o que ajuda as empresas a evitar problemas trabalhistas.
“O potencial de inovação trazido pelas tecnologias atuais para a gestão do ponto eletrônico é enorme. As soluções digitais estão se tornando cada vez mais sofisticadas e capazes de oferecer uma gama de recursos que vão muito além da simples marcação de ponto”, comenta Cristina, que acrescenta que algumas tendências vêm ganhando destaque:
- Integração com outras sistemas: as soluções de ponto eletrônico estão se tornando cada vez mais integradas com outros sistemas de gestão de recursos humanos, o que permite às empresas obter uma visão mais completa dos dados de seus funcionários.
- Automatização de tarefas: as novas soluções têm um papel fundamental na automatização de tarefas, como a geração de relatórios e a gestão de escalas de trabalho. Isso ajuda a reduzir a carga de trabalho dos funcionários de recursos humanos.
- Personalização: As ferramentas digitais são personalizáveis, permitindo que as empresas adaptem as soluções às suas necessidades específicas.
- Recursos modernos: As soluções de ponto eletrônico mais sofisticadas permitem que a marcação do ponto seja realizada por qualquer dispositivo, incluindo smartphones, via reconhecimento facial, com recursos de geolocalização, mesmo que o aparelho do colaborador esteja em modo offline.
“À medida que as tecnologias continuam a evoluir, é provável que o mercado de trabalho brasileiro passe a adotar em maior escala as soluções inovadoras para a gestão do ponto eletrônico. Conforme as marcas sigam investindo em tecnologia e melhorando seus processos de gestão de pessoas, é provável que elas passem a adotar práticas de gestão do ponto mais justas e transparentes”, finaliza.
Capa: Via Depositphotos