27º Top Of Mind de RH

cultura de aprendizagem

Por que sua organização deve investir em construir uma cultura de aprendizagem?

O momento atual de mundo em que vivemos nos exige constantes adaptações, diferentes habilidades e conhecimentos. Essa equação, aliada a um apagão de talentos em muitos segmentos, fez com que as empresas voltassem a olhar para a educação corporativa como um dos grandes parceiros do negócio para o sucesso e longevidade no mercado.

Isso é uma grande notícia, evidenciada pela pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, organizada pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), que mostra um significativo aumento das horas investidas em T&D nos últimos dois anos em todos os setores pesquisados.

Fonte: Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2022 – ABTD

Sabemos que horas de treinamento, apesar de uma métrica bastante observada, não é uma métrica estratégica para o negócio, afinal, quantidade nem sempre significa qualidade – e justamente por esse motivo, quando observamos esse indicador, a pergunta que nos fazemos é: Quanto desse aumento é acompanhado por uma verdadeira construção de Cultura de Aprendizagem por parte das empresas?

Muito além de entregar treinamentos, pelo simples fato de cumprir uma obrigatoriedade ou entregar por entregar, as empresas estão entendendo que é importantíssimo fortalecer a cultura de aprendizagem, onde colaboradores de todos os níveis passam e enxergar a educação como um real caminho para seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional, e a empresa reforçando essa cultura por meio de ações estruturadas.

Por que pensar em uma cultura de aprendizagem?

É importante pensar a cultura de aprendizagem por vários motivos, mas destaco:

  • T&D mais estratégicos
    • Sem uma cultura de aprendizagem madura, as ações de treinamento são meramente ações para cumprir regras, e isso não é estratégico. Quando pensadas estrategicamente, as ações ligadas a aprendizagem podem impactar diretamente no atingimento dos objetivos organizacionais. Ex: Se a organização tem como objetivo dobrar de tamanho em um prazo de 03 anos, como a educação corporativa pode ajudar a sustentar esse crescimento? Desenvolvendo líderes atuais e futuros, por exemplo.
    • Essas duas questões: Planejamento Estratégico da Organização e objetivos estratégicos de educação corporativa precisam caminhar juntas e uma sustentar a outra.
  • Perpetuidade do Projeto:
    • Não falamos de educação com prazo de validade. Em um mundo em constante transformação, é importante que a área de educação esteja sempre antenada naquilo que é importante e relevante para o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Isso só é possível por meio de uma cultura de aprendizagem sólida.
  • Tolerância e erros e entendimento de melhoria contínua:
    • Tabu falar em erros em um contexto corporativo? Para empresas que têm uma cultura de aprendizagem NÃO É. Elas entendem o erro como uma oportunidade de melhoria. No melhor dos casos, as empresas erram rápido e barato, e estão constantemente inspecionando e adaptando todas as suas atividades.
  • Os colaboradores passam a ter uma visão clara sobre a importância de aprender:
    • Falamos muito sobre o colaborador ser protagonista de sua carreira e isso inclui ser protagonista de seu aprendizado! Com uma cultura orientada a aprendizagem, o protagonismo passa pelo colaborador, entendendo que, ao aprender e se desenvolver, ele terá melhores condições de crescer na organização, ele mesmo buscar continuamente seu desenvolvimento
    • Ah, e é importante que esse movimento seja genuíno, por parte das organizações.

Como fortalecer minha cultura de aprendizagem?

  1. Comunicação Constante – Esteja sempre em contato próximo com seus colaboradores a respeito das ações que estão sendo feitas pela área de educação;
  2. Incentive a colaboração e a co-criação entre seus colaboradores. Se alguém domina um processo, busque engajá-lo na construção de conteúdos e na tomada de decisão sobre novos programas. Isso é um grande reconhecimento;
  3. Entenda o processo de educação da sua organização e busque se basear em métricas e KPI`s que verdadeiramente mostre o progresso das ações de treinamento, rumo aos objetivos pretendidos pela companhia.

Esperamos que essas dicas possam te apoiar na construção e consolidação de sua cultura de aprendizagem, e consulte-nos para entender como a SOU pode te ajudar nesse processo.

A SOU atua há 13 anos com educação corporativa, com soluções que abrangem todo ciclo de vida de um projeto. Desde a concepção, consultoria para implementação de universidade corporativa, tecnologias educacionais, conteúdos digitais de aprendizagem e assessoria para sustentação de projetos de educação corporativa digital.

O tema Cultura de Aprendizagem é algo vivo dentro da SOU e em nossos projetos com clientes dos mais variados portes e segmentos, e se você deseja estabelecer sua área e seus processos de educação corporativa, entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar.

Bruno Falcão
Diretor de Negócios