O número de clientes de planos odontológicos não para de crescer no Brasil: somente no último ano, o aumento de beneficiários foi de 7,7%. A alta foi ainda mais expressiva nos planos odontológicos empresariais, que registraram 8,8% de crescimento entre o segundo semestre de 2022 e de 2023.
E as razões para esse crescimento são várias. Em primeiro lugar, plano odontológico é um serviço fundamental para um país que leva em consideração aspectos relacionados à vida em sociedade e a valorização da estética. Não existe sorriso bonito sem cuidados associados.
Os números não deixam espaço para dúvidas: se há algum tempo os benefícios mais oferecidos pelas empresas para contratar ou reter talentos eram vale refeição ou alimentação, vale transporte, e plano de saúde, os planos odontológicos foram agregados à rotina dos RHs de empresas de pequeno, médio e grande porte.
As empresas já perceberam que planos de saúde são um benefício de baixo custo e alto impacto sobre seus colaboradores, com capacidade de fortalecer o vínculo entre trabalhador e empregador.
O grande questionamento para as empresas é como oferecer mais benefícios, arcando já com folhas de pagamento altas e custos além do previsto? “O Plano Odontológico empresarial pode ser contratado sem que a pessoa jurídica faça qualquer desembolso. O valor da mensalidade pode ser deduzido integralmente no holerite de cada colaborador na folha de pagamento. Ainda assim, os valores dos planos odontológicos empresariais têm o atrativo de custarem cerca de 30% menos para o consumidor do que os planos odontológicos que são contratados por pessoas físicas, o que por si já é uma grande vantagem”, destaca o Diretor Vice-Presidente de Operações e Mercado da Uniodonto do Brasil, Dr. José Clovis Tomazzoni de Oliveira.
“Observamos que os gestores de pessoas são cautelosos. A contratação do plano começa por um detalhado planejamento anual, que demonstra a viabilidade da contratação e os impactos positivos dessa decisão, entre as quais, menor número de dias de trabalho perdidos por problemas relacionados à saúde bucal”, afirma o Diretor.
O alto custo dos procedimentos odontológicos particulares afasta os brasileiros dos consultórios, trazendo agravos dos problemas de saúde bucal que só são observados quando se manifestam por meio da dor. O plano odontológico é a melhor forma de ter acesso ao consultório e às ações de prevenção em saúde bucal.
O RH estratégico avalia o impacto do benefício sobre a rotina e a qualidade de vida do beneficiário e o nível de satisfação dos dependentes. “Em um novo mercado, no qual a agenda ESG está em alta, o estímulo a um ambiente de trabalho mais saudável é fundamental. A qualidade da atenção bucal se traduz em mais sorrisos que são um verdadeiro cartão de visitas para a própria empresa”, afirma.
Dr. Clóvis lembra que a ampla rede de cirurgiões-dentistas cooperados à Uniodonto e a presença nacional do plano odontológico são elementos que facilitam a contratação o plano por empresas com operação em todo o Brasil. “A Uniodonto oferece atendimento imediato de urgência a colaboradores em trânsito”.
Gestão
Outro aspecto levantado pelo dirigente da Uniodonto é a inteligência na gestão do benefício que a marca oferece às empresas clientes. “As empresas atuam com equipes mais enxutas e orçamentos limitados. Por isso, a eficiência na gestão do Plano Odontológico depende de processos bem pensados e simplificados para otimizar a gestão e as entregas da área de Recursos Humanos.”