A pandemia colocou o mundo das negociações à prova e muitos desafios foram postos, como dificuldades nas negociações, acúmulos de estoques e obstáculos no giro das mercadorias, fechamento de lojas físicas, entre outros. Porém, o momento atual é de retomada e otimismo.
As mudanças estão ocorrendo em alta velocidade, principalmente na gestão em vendas. E, nesse cenário, aumenta a importância de repaginar o treinamento e desenvolvimento direcionados aos vendedores. “Mais do que definir funções, considerando os formatos híbrido e presencial, por exemplo, os líderes devem estar atentos em como promover o engajamento a distância, como fazer os vendedores entenderem a importância de sua função para gerar receita e dar sustentabilidade às organizações”, afirma Jonas Rogério Carvalho, coordenador de vendas corporativas do Atendimento Corporativo do Senac São Paulo.
A percepção do investimento em treinamento é sempre positiva e, por meio do investimento, é possível reter os talentos e transformá-los em pessoas e profissionais melhores. Se considerarmos que devemos investir em pessoas porque são elas que alcançam os resultados, a solução é investir massivamente em treinamento.
E, para auxiliar as empresas na retomada, direcionando informações importantes aos gestores e vendedores, o Atendimento Corporativo do Senac São Paulo criou uma série com três e-books sobre: planejamento de vendas, como montar uma equipe de vendas vencedora e como a comunicação é importante para o líder de vendas, principalmente em relação à moderação de reuniões e à mediação de conflitos.
“São temas bem interessantes que demonstram, na prática, alguns dos grandes desafios atuais do gestor de vendas, como a preocupação em manter a equipe direcionada para os resultados, com acolhimento, escuta ativa e muita afetividade para chegar à efetividade”, acrescenta o coordenador.
O primeiro e-book ─ Alinhamento Estratégico e Planejamento de Vendas: descubra seus desafios e soluções ─ trata de temas como alinhamento estratégico x planejamento de vendas, estratégias para empresas B2B e B2C, a importância dos dados e das informações e flexibilidade, entre outros.
Já o livro eletrônico Do recrutamento à motivação: como formar uma equipe de vendas traz dicas de como montar um time comercial, considerando aspectos como o processo de recrutamento e seleção, os diferentes perfis de profissionais de vendas, o tamanho das equipes, a distribuição de metas, as estratégias para motivar as pessoas e a diminuição do turnover.
E, por fim, o e-book Comunicação e Relacionamento: como realizar a mediação de reuniões e conflitos expõe meios de melhorar a organização e a condução de reuniões e a mediação de conflitos de forma assertiva. As dicas práticas passam pela preparação de uma reunião de trabalho, como agir em momentos de crise e sobre comunicação não violenta.
“Essas ferramentas foram elaboradas para ajudar os gestores e vendedores a compreenderem que os profissionais de venda precisam ser vistos mais como consultores do que como vendedores, o que pode aumentar as chances de venda e fidelização”, finaliza Jonas Rogério Carvalho.