25º Top Of Mind de RH

Mês do profissional de RH 7 filmes para todo gestor Top of Mind ver

Mês do profissional de RH: 7 filmes para todo gestor Top of Mind ver

Desde março o Brasil vive um cenário pessoal, econômico e empresarialmente complexo. Por conta do isolamento social motivado pela pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas e organizações tiveram suas rotinas drasticamente alteradas.

Então, para quem segue no ritmo intenso da quarentena e do home office, uma equipe de gestores e empreendedores nos ajudou a montar uma lista de filmes importantes para todo profissional Top of Mind de RH acompanhar. Por que não linkar entretenimento com conhecimento, não é mesmo?

No embalo do mês do profissional de RH, vamos à lista! 

Ah! Mas, antes, não se esqueça de deixar o seu voto na maior premiação de Recursos Humanos do país. A segunda fase do Top of Mind de RH segue a todo vapor. Escolha as empresas e profissionais que fazem a diferença no universo dos recursos humanos em https://app.topofmindderh.com.br/.

Já deixou seu voto?

Se sim, então agora nós vamos lá! Confira 7 filmes que todo profissional com mentalidade Top of Mind precisa ter em sua lista de assistidos:

1 – O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball)

Dica de: Bruno Sayão, Fundador e CEO da IOUU

O filme conta a história real de Billy Beane (Brad Pitt), que era gerente-geral do time de beisebol americano Oakland Athletics. Para formar um time competitivo para a temporada de 2002, ele precisou montar uma estratégia um tanto ousada com um orçamento limitado. Assim, transformou a maneira de como as equipes montavam e escalavam suas equipes, com o uso de análise estatística. Dessa forma, Beane conseguiu bater o recorde de vitórias consecutivas na Major League Baseball (MLB) com a terceira menor folha de pagamento. Para montar o método analítico que avalia a performance dos jogadores, o gerente contou com a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), um economista recém-formado e com ideias radicais de como avaliar cada jogador.

2 – On Yoga: Arquitetura da Paz (On Yoga: Architecture of Peace)

Dica de: Rodrigo Vianna, especialista em recrutamento e seleção

O documentário mostra a jornada do fotógrafo Michael O’Neill pelo universo da ioga durante 10 anos para tentar solucionar uma lesão que o impediria de fotografar.

De acordo com Vianna, este documentário retrata a busca de um profissional bem-sucedido, que ao se deparar com um obstáculo que poderia acabar com sua carreira, busca soluções e alternativas e não desiste do seu sonho. Não é raro nos depararmos com dificuldades e momentos no trabalho em que aparentemente não sabemos o que fazer. “Buscar alternativas, mesmo que seja em lugares que até então nunca tínhamos parado para pensar, podem nos ajudar a abrir a cabeça e enxergar coisas além, que nos ajudarão a encontrar soluções”, recomenda o especialista.

3 – A Inventora: À Procura de Sangue no Vale do Silício (The Inventor: Out for Blood in Silicon Valley)

Dica de: Denis Sá, cofundador da franquia Enjoy Inglês Profissionalizante

Documentário sobre a enorme fraude por trás da Theranos, a empresa bilionária que prometeu revolucionar o mundo com seu novo método de análise de sangue. Por trás da fraude, é importante observar a forma como a Elizabeth Holmes, CEO da marca, magistralmente atraiu investidores para apoiá-la.

4 – Pad Man

Dica de: Moacir Marafon, sócio-fundador e diretor-executivo da Softplan

Baseado na história real do empreendedor indiano Arunachalam Muruganantham, Pad Man mostra como um homem, preocupado com o bem-estar de sua esposa, inventou uma máquina que produz absorventes de baixo custo. Para impactar a sociedade indiana, o protagonista precisou entender que as mulheres – o cliente, no caso – têm necessidades específicas. Reconhecer essas diferenças fez com que conseguisse cumprir seu objetivo. Este filme ensina ao empreendedor que só é possível alcançar o sucesso quando a inovação ou o empreendimento resolvem um problema real. Para isto, foi fundamental interagir com o cliente e entender suas necessidades, prototipar, ir para a rua testá-lo e refazê-lo até chegar a um produto que o cliente pague por ele. Pad Man é uma grande história de inspiração, propósito e persistência, pois quebra paradigmas em busca de uma causa gerada pela empatia e por amor.

5 – À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness)

Dica de: Jonathan Pirovano, CEO da Motoboy.com

É um filme biográfico que traz um exemplo de persistência, mesmo com tudo em volta dizendo para desistir. A história é uma lição de que, para conquistar o que quer, é necessário sacrifícios. O personagem principal, Chris Gardner (interpretado por Will Smith) passa por dias difíceis ao lado de seu filho, chegando até a dormirem num depósito do metrô. As condições pelas quais passam são extremas, mas retrata que a resiliência e a força de vontade são fatores determinantes para o sucesso e, como indica o título, para a felicidade.

6 – Um Senhor Estagiário (The Intern)

Dica de: Equipe do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola)

Um senhor de 60 anos pode ficar até um pouco perdido em uma startup, mas a experiência de vida e seu olhar têm potencial para acrescentar muito a uma organização. Quebrando barreiras e estereótipos, o filme mostra que nunca é tarde demais para recomeçar.

7 – O que você faria? (El Método)

Dica de: Equipe do Grupo TopRH

Sete executivos disputam uma única vaga em uma empresa. Eles chegam para o teste de seleção no mesmo dia em que Madri é movimentada devido a marchas de protesto contra a globalização e a política monetária do FMI, que realiza sua reunião no mesmo prédio em que estão. Logo os candidatos são informados que serão submetidos a uma seleção diferente, chamada de Método Grönhom, um critério de análise que coloca os candidatos em situações que podem os levar a alto grau de estresse.  Definitivamente, é um filme que faz um gestor de RH refletir sobre suas estratégias de recrutamento e seleção.