27º Top Of Mind de RH

Gestão humana em um relacionamento sério com a tecnologia. Entenda por quê

A sociedade se transforma a todo momento em diversos aspectos e contextos. Um dos segmentos que mais reflete isso é o mercado de trabalho, que vem sendo transformado ao longo dos anos, principalmente com a ascensão da tecnologia – que após a pandemia se tornou imprescindível por conta dos novos formatos de trabalho. 

Acompanhando esse movimento, a busca pelo bem-estar do colaborador faz com que as empresas tenham um olhar mais atento ao indivíduo. Com isso, os RHs precisam trabalhar questões que vão além de carreira ou desempenho, e passam a ter o desafio de compreender a vida de cada profissional, minimizando riscos que impactam diretamente a saúde mental e física.  

O olhar genuíno para a vida hoje 

Para mapear e compreender as necessidades dos colaboradores, trabalhando de forma próxima e empática, a tecnologia tem sido essencial; viabilizando canais de comunicação, pesquisas de clima, entre outras ações que colaboram para a gestão de pessoas na atualidade. Assim, o RH é capaz de atuar na resolução de problemas de forma genuína, com assertividade e agilidade. 

É importante lembrar que todo esse cuidado com a gestão humana é avaliado, inclusive, como critério na atração de talentos. Profissionais prezam por organizações atentas às preocupações com a vida do ser humano por trás do crachá, assim como seus interesses, necessidades e percepções.

A diversidade e inclusão corporativa é outro tema relevante, que simboliza a responsabilidade social da empresa em criar um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, onde cada colaborador tenha acesso às mesmas oportunidades, espaço e respeito. 

A empresa que consegue ter em seu quadro de colaboradores pessoas com diferentes pensamentos, culturas, etnias, opiniões e outras diversidades se torna mais plural e democrática, além de outras vantagens como: 

  • Aumento dos lucros e da competitividade;  
  • Mais criatividade e inovação; 
  • Maior engajamento e colaboração; 
  • Mais visibilidade e aceitação. 

De acordo com dados da Accenture, negócios que adotam práticas sociais, ambientais e de governança, como a pauta de diversidade e inclusão, são 20% mais lucrativos. 

Novas possibilidades e alternativas 

Os profissionais também estão mudando o comportamento nas relações trabalhistas. Será cada vez mais comum ter uma força de trabalho mista nas empresas, como a inclusão de terceiros, freelancers e autônomos. Tendo isso em vista, é necessário fazer a gestão destes formatos também e ampliar o conceito de força de trabalho dentre o RH das empresas. 

Segundo dados do IBGE, cerca de 22% dos trabalhadores formais aderiram aos trabalhos freelancers ou terceirizados. 

Neste cenário, os novos métodos e rotinas de trabalho trazem diversos desafios, que as empresas e o RH precisam buscar soluções para atender. Um caminho adotado é incluir a flexibilidade em vários aspectos, desde o modelo de trabalho até a remuneração. 

Em termos de remuneração, por exemplo, a gestão de benefícios é uma oportunidade para as empresas oferecerem liberdade para que o colaborador escolha o que é, de fato, um benefício e como usá-lo.  

Esta tem sido uma estratégia inteligente para trabalhar a retenção de talentos, uma grande dor do RH, pois muitas soluções não são integradas, o que gera retrabalho e faz com que a experiência do colaborador não seja fluída.

Tecnologia vencendo barreiras e solucionando os desafios do RH

A tecnologia nos aproxima de diferentes formas na sociedade e cultura e não seria diferente no ambiente empresarial: na gestão dos negócios e na gestão de pessoas. 

Mas, como a tecnologia pode fazer parte das soluções do RH? 

É possível ir muito além da digitalização e automação dos processos e, por exemplo, contar com dados para ser ágil e eficiente nas tomadas de decisão. Afinal, dados e insights permeiam todo o ciclo de vida do colaborador, desde o recrutamento – com testes de fit cultural – até a gestão do dia a dia e no desenvolvimento de pessoas. 

Portanto, assim como os dados são importantes para os negócios, mensurando resultados, vendas e etc., eles também podem apoiar o RH no entendimento mais aprofundado do seu público-alvo; as pessoas da organização. 

Para atender aos diversos desafios de gestão e adaptabilidade na adoção de modelos flexíveis de trabalho, é necessário também abrir espaço para novas práticas, que dão mais liberdade aos colaboradores para definir local, carga horária e rotina de suas tarefas 

Buscar soluções que proporcionam autonomia aos colaboradores e líderes, permitindo a gestão de pessoas onde quer que a equipe esteja, são importantes para conectar as equipes e possibilitar o acesso às informações pessoais e organizacionais de qualquer lugar: Web, App e WhatsApp, desta forma, transformando o RH em 24×7. 

A próxima etapa na evolução dos modelos de gestão de pessoas é utilizar a tecnologia para conectar pessoas. Através de uma gestão simplificada que descentraliza, dá autonomia e produtividade para as equipes.  

Mais eficiência para otimizar rotinas e processos do dia a dia da operação, inteligência de dados que apoiam as tomadas de decisão e acesso a informações e bem-estar para os colaboradores, permitindo humanizar as relações para atender as demandas do RH de hoje e do futuro.

Por Ricardo Kremer, Head de Produto HCM na Senior Sistemas