25º Top Of Mind de RH

CrossKnowledge lança estudo sobre a maturidade da educação digital nas empresas

CrossKnowledge lança estudo sobre a maturidade da educação digital nas empresas

Compreender a maturidade de aprendizagem digital é um passo importante para aumentar a eficácia das estratégias de upskilling e reskilling da sua organização. Contudo, antes de começar a implementar mudanças, é necessário dar um passo atrás e entender o nível atual de maturidade em aprendizagem digital do seu negócio para identificar as áreas de destaque e as oportunidades de melhoria.

Para ajudar as empresas a entender e identificar onde estão em sua jornada de maturidade de aprendizagem digital, a CrossKnowledge desenvolveu um Relatório de Maturidade em Aprendizagem Digital nas organizações.

O estudo contou com mais de 180 empresas de diferentes países (incluindo o Brasil) e oferece um amplo panorama sobre o mercado de T&D. Além de ser uma excelente fonte para obter insights para o seu planejamento de 2022, é possível comparar a realidade de empresas ao redor do mundo com o seu negócio.

Aqui, abordaremos algumas das principais descobertas do relatório. Continue acompanhando a leitura!

Afinal, o que é maturidade de aprendizagem digital?

A maturidade de aprendizagem digital não é focada apenas nos colaboradores e no seu desenvolvimento tecnológico, mas em qualquer empresa interessada no desenvolvimento de competências para ter uma equipe capaz de se alinhar às prioridades dos negócios, que estão sempre em constante mudança.

O que isso significa? Em geral, a maturidade é a medida da capacidade de uma organização para a melhoria contínua de uma área específica. Quanto melhores forem os níveis de maturidade, maiores serão as chances de responder à mudanças. Quando falamos especificamente de maturidade de aprendizagem digital, isso significa ser capaz de melhorar e se adaptar em um ambiente de educação digital.

No entanto, apesar de ter grande importância, não é algo que a sua organização, líderes e colaboradores sempre saberão fazer. É aí que o relatório da CrossKnowledge pode te ajudar!

Ao examiná-lo, você poderá obter insights valiosos sobre como medir e melhorar o ambiente de aprendizado digital da sua empresa. Você também aprenderá mais sobre como é fundamental aplicar o reskilling e upskilling.

Quais foram as tendências evidentes no relatório?

Ao comparar os dados e os resultados de aprendizagem do relatório, é possível notar uma série de tendências.

A primeira análise tem uma forte correlação entre o tamanho da empresa e o nível de maturidade em todas as percepções. Isso significa que quanto maior a organização, maior é a maturidade em educação digital.

Um quadro semelhante também pode ser observado no que diz respeito aos cargos sêniores. Executivos e colaboradores normalmente enxergam a maturidade de aprendizagem digital da sua organização de forma mais avançada, ao contrário dos demais, que avaliam sua experiência em um nível inferior ou intermediário.

Quando se trata de funções de trabalho, aqueles que não trabalham em funções de T&D ou RH exibiram um nível muito mais baixo de confiança na maturidade de aprendizagem digital quando comparados aos que trabalham nessas funções.

Mas não são apenas funções de trabalho específicas que impactam as opiniões dos colaboradores quando se trata de maturidade digital: as percepções também variam muito de acordo com o setor.

Aqueles que trabalham na indústria farmacêutica, por exemplo, se destacam como um grupo capaz de adotar uma abordagem de aprendizagem digital mais avançada ao longo do tempo – e também de utilizar o reskilling e upskilling – enquanto a grande parte dos que trabalham com mídia, telecomunicações e na parte administrativa, estão significativamente atrás desta curva.

No geral, nenhuma organização que fez parte da pesquisa obteve uma pontuação perfeita, ou mesmo mais do que uma média de 64 em 100 na escala de satisfação. Isso indica que as organizações devem entender a maturidade de aprendizagem como um processo contínuo, com muitas oportunidades ao longo do caminho para fazer mudanças positivas e satisfatórias.

Quais são os benefícios da maturidade de aprendizagem digital?

Quando a organização reconhece suas competências digitais, ela reflete e prevê como a maturidade avançada pode impulsionar o seu desempenho, bem como seus resultados gerais do negócio. É também um passo importante para aumentar o impacto da estratégia e dos investimentos de T&D, auxiliando em tomadas de decisão muito mais inteligentes e que realmente irão trazer resultados.

Afinal, a maturidade de aprendizagem digital explora e compreende o contexto das pessoas no local de trabalho, transforma a mentalidade da equipe treinamento e desenvolvimento (T&D) para que ela seja uma facilitadora do negócio e promova melhorias constantes com base em dados e resultados.

Engajamento

Se você deseja examinar e aprimorar seu ambiente de aprendizagem digital atual, você pode fazer o download do relatório criado pela CrossKnowledge. Ele irá te ajudar a identificar os pontos fortes e fracos do aprendizado digital da sua organização. Além disso, você aprenderá insights importantes que o ajudarão a entender em que ponto da jornada de aprendizado está a sua empresa!