27º Top Of Mind de RH

Como criar uma marca encantadora (1)

Como criar uma marca encantadora?

Em um mundo cada vez mais conectado, transformações digitais, que ditam comportamentos e aspirações de diversas gerações, criar uma conexão entre marca e cliente, além de diferentes stakeholders, pode ser um desafio ainda mais complexo. Oferecer produtos e serviços de qualidade é apenas um dos pilares para que haja um verdadeiro encantamento, porque esse elo só será reforçado com relações mais humanizadas, com posicionamento de marca socialmente responsável e por uma cultura de negócio que realmente ofereça potencial de atratividade.

Mas, afinal, o que é necessário fazer para que a minha marca se destaque dentre tantas outras, se torne a mais lembrada e desperte o tão almejado encantamento? Acredito na importância de um ecossistema saudável: aquele em que todos ganham. Para nutrir relações sólidas e de longo prazo, todos que interagem com a nossa marca precisam enxergar o quão valiosa ela é.

Esse ecossistema de sucesso precisa levar em conta alguns fatores inegociáveis, como a qualidade dos serviços ou produtos, a jornada do cliente, ética e transparência, além de um bom trabalho de marketing e branding que acompanha tendências do mercado e procura sempre pela evolução, se adapta, repensa e se antecipa. 

Apesar de tudo isso ser extremamente relevante para a construção de uma imagem sólida, há mais um fator-chave para criar o encantamento de uma marca: a unicidade. Nada mais é do que o conceito de unificar a comunicação, tom de voz e ações da marca, com seus diferentes públicos. É fundamental que todos tenham a mesma percepção, independentemente da lente a qual esteja sendo observada. Estamos falando de um mesmo propósito, cultura e mensagem. Todas essas premissas devem ser traduzidas de forma genuína e integrada à cultura da empresa – dentro e fora dela, inclusive.

A marca é uma construção que permeia diversas áreas da companhia, inclusive a de Recursos Humanos. Se estamos em busca de relações sólidas e humanizadas, é vital que exista um bom plano de carreira e manutenção dos melhores talentos, não só para a retenção, mas também para a atração. O que fortalece a sua marca é o que você pratica! Por isso, seu discurso precisa estar conectado com as atitudes. 

Uma pesquisa do LinkedIn, a maior e mais famosa rede social de conexões profissionais, mostrou que 75% das pessoas pesquisam sobre a imagem das empresas antes de se candidatarem para oportunidades. Isso deixa claro que há uma preocupação crescente em trabalhar em uma empresa de valores sólidos, que tenham comprometimento com a sociedade e com o desenvolvimento de seus colaboradores.

Além disso, a sinergia entre a imagem da empresa e o que ela comunica no mercado é um ponto importante para definir o posicionamento da companhia.  Costumo dizer que “é tudo sobre pessoas”: são elas que, necessariamente, devem estar no centro de todas as tomadas de decisões, planejamentos e execuções.

Em nossa trajetória, proporcionar cada vez mais sorrisos sempre foi o objetivo principal. Somos pessoas cuidando de pessoas, temos paixão pelo que fazemos e a construção da nossa marca só foi possível pois tivemos sempre ao nosso lado, colaboradores engajados, nossos dentistas credenciados e parceiros que nos ajudam a impulsionar a odontologia de qualidade para mais de 8 milhões de clientes.

É sempre bom lembrar que as pessoas são os maiores ativos das empresas. Isso significa que os colocamos no centro de todas as decisões de negócio. Queremos resultados excelentes, a melhor jornada e experiência para nossos clientes, mas é importante que todo esse cuidado e paixão seja incorporado também à cultura organizacional, já que reflete de forma direta na nossa imagem.

A forma como colaboradores são tratados tem impacto direto na forma como clientes serão tratados. Se a cultura interna de uma empresa fomenta a escuta e empatia, isso terá impacto semelhante na experiência dos clientes.

Marcas precisam se aproximar das pessoas de forma simples, direta e verdadeira. É necessário entender que o mindset de colocar as pessoas em primeiro lugar não é modismo, mas um caminho sustentável para o crescimento e sucesso do seu negócio.

Por Sheila Ferrari , Gerente de Marketing e Sustentabilidade da Odontoprev, companhia líder em planos odontológicos na América Latina, e que conquistou pela 20ª vez o Prêmio Top of Mind de RH na categoria Convênio Assistência Odontológica. Com essa conquista, lidera a lista do prêmio, e ainda se destaca como uma das cinco empresas mais votadas, entre as 33 categorias premiadas.

Capa: Via Depositphotos