27º Top Of Mind de RH

Como os benefícios podem ser bons para motivação interna e retenção de talentos

Como os benefícios podem ser bons para motivação interna e retenção de talentos

Há muitas estratégias que as empresas podem adotar para atrair e manter os melhores talentos. Podemos destacar o processo de onboarding, o salário competitivo, a atenção à saúde mental, a flexibilidade no modelo de trabalho, entre outros. E nessa dinâmica, há um outro fator que não pode ficar de fora, sendo ele um dos mais diferenciais das organizações para contar com profissionais produtivos: a oferta de benefícios.

Para compreender um pouco melhor todo o potencial dos benefícios na equação, conversamos com Vanessa Lima, diretora comercial da Ticket. Confira:

Top of Mind de RH: Considerando os vários fatores que as empresas têm na manga para engajar seus talentos, o quão importante é o papel dos benefícios?

Vanessa: Os benefícios corporativos são fundamentais para promover qualidade de vida e bem-estar às pessoas, além de colaborarem para o engajamento e retenção de talentos. A Ticket foi a primeira empresa a incentivar o cadastro no PAT, lançando o Ticket Restaurante em 1976, e em pouco tempo conquistou o mercado nacional, abrindo oportunidades a restaurantes pequenos e médios e a empresas fornecedoras do benefício-refeição; O PAT busca a melhoria da situação nutricional das pessoas trabalhadoras, visando à promoção de sua saúde.

Top: E isso sempre se adaptando às mudanças no mercado de benefícios, correto? Especialmente pelas várias transformações nos últimos anos.

Vanessa: A marca realiza, constantemente, pesquisas com profissionais de recursos humanos e suas equipes para entender suas necessidades e, assim, adequar suas soluções a elas. Em pesquisa realizada pela Ticket no início deste ano, 48,2% dos trabalhadores consideram alta a relevância dos benefícios na decisão para se manter ou mudar de emprego. 

Hoje, o portfólio da marca conta com benefícios tradicionais e flexíveis nos segmentos de alimentação, refeição, transporte, cultura, incentivos, recompensas, antecipação salarial, bem-estar, educação e home office. Este último, inclusive, é o terceiro mais contratado dentro da solução flexível da marca, o Ticket Super Flex, que possui também saldos apartados de Alimentação, Restaurante, Bem-Estar e Educação.

Top: Quais aspectos a oferta de benefícios deve ter para que, de fato, seja um diferencial?

Vanessa: Ela deve considerar o perfil da empresa, seus modelos de trabalho adotados e as necessidades das pessoas trabalhadoras. De acordo com um levantamento da Ticket, o valor médio do vale-refeição dura apenas 12 dias no mês, em 2023. Esse foi o diagnóstico revelado quando o saldo médio foi confrontado com os dados da Pesquisa +Valor da marca, que apontou que o preço médio da refeição completa (prato principal, sobremesa, bebida e café) ofertada nos estabelecimentos é de R$ 46,60. O valor do prato já representa 35% da renda média mensal do brasileiro, que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de R$ 2.921.

Considerando esses dados, é importante que as empresas adequem o valor dos benefícios concedidos às pessoas colaboradores para garantir o acesso a uma alimentação saudável e adequada.

Top: Nesse sentido, como pode haver a adequação para que os benefícios façam sentido tanto para o negócio quanto para os colaboradores?

Vanessa: Entender as pessoas que fazem parte do time é essencial. Isso implica em mapear as gerações das pessoas pertencentes às equipes e suas necessidades. Uma pesquisa da Ticket mostrou que enquanto 29% das pessoas profissionais com mais de 42 anos valorizam um ambiente de trabalho saudável como fator motivacional, 21% dos respondentes das gerações Y e Z citaram essa característica.

Nisso, entram em pauta os benefícios conhecidos, como vale-alimentação e vale-refeição, que apoiam na saúde e bem-estar das pessoas, mas também os complementares. E, falando de benefícios complementares, há destaque para soluções que oferecem descontos em farmácias, por exemplo, que são valorizadas por 41% das pessoas trabalhadoras das gerações Z e Y e por 26% das pessoas das gerações X e baby boomers, de acordo com pesquisa da Ticket.

A fim de apoiar na compra desses itens, a Ticket, marca da Edenred Brasil, firma, desde 2018, diversas parcerias com redes de farmácias do País, promovendo descontos exclusivos para a compra de medicamentos e itens de perfumaria e higiene pessoal para quem tem Ticket Restaurante, Ticket Alimentação, Ticket Flex, Ticket Super Flex, Ticket Plus e Ticket Cultura.

A Ticket oferece, ainda, o Ticket Vantagens, plataforma de descontos com cashbacks que recebeu mais de 22 milhões de visitas em 2023, com mais de 320 mil cupons de descontos emitidos. Quem possui benefícios da Ticket conta com um exclusivo clube de descontos nos principais e-commerces parceiros focados em itens de vestuário, eletrônicos, eletrodomésticos, entre outros. Além disso, têm acesso a cursos de soft skills gratuitos e com certificado, em parceria com a Edupass.