Para destacar o quanto o mundo do trabalho mudou nos últimos anos, não é justo atribuir todo o protagonismo das novas dinâmicas corporativas à Covid-19. Por mais que a pandemia tenha obrigado muitas empresas a pensarem fora da caixa e a buscarem alternativas fora de seu padrão para não deixar o negócio mergulhar em crise e a produtividade se perder, o fato é que a grande aliada para o mercado se adaptar ao “novo normal” é a tecnologia.
Do modelo híbrido – ou do home office – aos processos cada vez mais humanizados, acolhedores e que colocam o colaborador no centro do negócio, os recursos tecnológicos são determinantes para que a cultura organizacional assuma tons estratégicos e o cuidado com as pessoas se torne um diferencial de sucesso.
No chamado “pós-pandemia”, o RH não pode mais dedicar toda sua atenção ao operacional, uma vez que entende-se que investir no crescimento da área garante maior assertividade na análise de dados e na busca por soluções que engajem a equipe de trabalho. Mas de que modo, efetivamente, a tecnologia pode ser um facilitador para potencializar a Gestão de Pessoas?
Novos modelos de trabalho e de contratação
Por mais que muito se fale sobre o local de trabalho – se será de casa, do escritório ou de qualquer outro lugar -, não se pode ignorar o quanto os modelos de contratação também estão passando por mudanças. De acordo com dados da LCA Consultores, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do IBGE, nem 40% dos trabalhadores brasileiros são CLTs, o que remete há um alto índice de outros modelos de trabalho, como a pejotização ou a informalidade.
Para ir além da CLT, as empresas precisam estar preparadas para promover uma gestão de dados e de folha de pagamento eficiente. Diante disso, Luiz Leme, Gerente de Vendas da ADP, empresa referência e líder global em soluções de folha de pagamento e RH, destaca que as organizações devem ter adaptabilidade para lidar com diferentes cenários, como foi o pandêmico, no qual suspensões contratuais, reduções de salário e jornada, regras sanitárias e outras medidas foram implantadas.
“O papel da ADP nesse processo é entender estas mudanças e o impacto que isso trás para toda a cadeia de usuários, mas sempre atuando fortemente no atendimento às leis, de forma que empregado e empregador estejam completamente protegidos, mas também tenham sua flexibilidade respeitada”, diz.
Leme destaca que os últimos anos motivaram importantes esforços no rearranjo sistêmico a fim de que os clientes pudessem, com agilidade e assertividade, lidar com os novos e complexos panoramas. “É fundamental que as empresas tenham ao seu lado parceiros estratégicos e capazes de suportá-los. Isso passa diretamente por escolher um fornecedor com know-how como a ADP, que garante em contrato a responsabilidade no atendimento a questões legais e sistemáticas”, elucida Leme.
Inovação na folha de pagamento
Embora alguns assuntos como diversidade, saúde mental e flexibilização estejam em alta nas mesas de discussão empresariais, um trabalho voltado a acolher e a engajar passa também por lidar de forma ágil com pontos que soam mais burocráticos.
De acordo com a “Pesquisa de folha de pagamento global de 2021”, da ADP, as empresas esperam que a folha se destaque por sua otimização, visibilidade e agilidades, três etapas fundamentais para que o RH e o DP possam desempenhar papéis estratégicos, mas que não são tão simples de se alcançar quando não se conta com a expertise de quem é referência no assunto.
“A folha de pagamento é responsável, na grande maioria dos casos, pelo maior custo operacional de uma empresa. Aliado a isso, o Departamento Pessoal sempre foi visto como uma área departamental e geradora de custos. Com o passar dos anos esta visão começou a mudar, ou seja, as organizações passaram a olhar para dentro de casa e perceber que a área que administrava o maior custo da empresa, não era protagonista ou não era tratada de forma estratégica”, pontua Leme.
O levantamento, todavia, destaca que inconsistência em dados, dificuldades para interpretá-los, excesso de consultas e outras complexidades são desafios para quem trabalha com sistemas de folha de pagamentos, especialmente aqueles que ainda não são tão inovadores. Leme deixa claro que o software, hoje, não pode ser apenas uma “grande calculadora”, mas um gerador de dados e indicadores que apoiam a gestão para um trabalho de desenvolvimento de capital humano.
“Suportadas por um sistema robusto de folha de pagamento, as empresas conseguem, por exemplo, mapear seus melhores talentos desde o processo de recrutamento, fornecendo dados e indicadores sobre performance, perfil ideal da função, curva de aprendizado e valorização da meritocracia através da gestão de desempenho. Quando a empresa utiliza esses indicadores de forma estratégica, ela impacta diretamente na valorização do empregado.”
Transformação digital não é só tecnologia, é mindset
Com o avanço da pandemia de Covid-19, a ADP lançou uma solução de admissão digital totalmente integrada à folha de pagamento ADP. É válido destacar que no “novo normal” não só as entrevistas são feitas a distância, como as contratações também passam por um momento de quebra de barreiras que chegou para ficar.
“Essa nova forma de admissão digital garante principalmente atenção às questões relacionadas à LGPD, dado que todo o envio de dados e documentos ocorre através de um ambiente seguro, totalmente protegido e com a garantia da governança de dados ADP, 100% integrado à folha de pagamento”, salienta Leme.
Entretanto, segundo o Gerente de Vendas, modernizar o RH não se limita a ter opções digitais mais avançadas no dia a dia. É igualmente necessário que a empresa se desprenda de conceitos ou processos defasados. Ele deixa claro que a transformação digital visa transformar de maneira macro a experiência de colaboradores, gestores e executivos. “Quando a empresa embarca nessa jornada, a população interna rapidamente compra a ideia”.
Além disso, Leme enfatiza como a ADP pode ser a parceira ideal para que tal processo seja conduzido. “A ADP pode apoiar esse processo de transformação para empresas dos mais diferentes segmentos e tamanhos. Nossa tecnologia está embarcada em um serviço 100% em nuvem, com os mais altos padrões de segurança da informação e proteção de dados, além do atendimento a obrigações legais”.
O responsável por vendas compartilha que o usuário tem uma experiência completa e digital que facilita não somente a admissão, mas consultas sobre pagamento, agendamento de férias, atualização de dados cadastrais, marcação de ponto mobile e mais.
“Para o RH e para os gestores, tal interface com os usuários da ponta é fundamental, pois o controle torna-se muito mais efetivo, obtendo indicadores estratégicos sobre performance, treinamentos, absenteísmo, e muito mais. A ADP também garante sistemicamente o cumprimento das políticas de promoção e movimentação. Toda essa enorme engrenagem pode ser integrada a sistemas satélites da companhia, maximizando o poder dos dados gerados pela ADP”, finaliza.