27º Top Of Mind de RH

4 dicas para o RH acertar em cheio na escolha de seus fornecedores

4 dicas para o RH acertar em cheio na escolha de seus fornecedores

Vamos combinar: em um mercado cada vez mais ágil, inovador, competitivo e acelerado, não dá mais para as empresas perderem tempo com fornecedores que causam mais problemas do que oferecem soluções, não é mesmo?

Por mais que nem sempre seja um processo fácil fazer a escolha certa sobre quem será o provedor ideal – muito por conta, também, do excesso de opções -, é possível ter a garantia de que alguns passos farão toda a diferença para que a alternativa escolhida seja a mais assertiva, estratégica e, acima de tudo, a melhor possível.

Para você, profissional de RH, encontrar o fornecedor ideal, preparamos quatro dicas que vão facilitar – e muito – a sua escolha. Vamos a elas:

Pesquise, mas aposte também no networking

Partindo do óbvio, para encontrar bons fornecedores é importante realizar uma boa pesquisa. Afinal, com o apoio de buscadores e das redes sociais, é possível estar a par não apenas das promessas e dos valores oferecidos pelas empresas, como também encontrar avaliações e relatos de pessoas que tiveram a oportunidade de utilizar o serviço ou produto em questão.

No entanto, detalhes fazem a diferença. Nem sempre sites ou opiniões compartilhadas trarão informações tão pontuais sobre o que o fornecedor oferece. Portanto, por mais que a pesquisa deva ser completa, com a recomendação de que os prós e contras de cada marca sejam anotados para ajudar na decisão final, é fundamental buscar a opinião de outros profissionais experientes da área, principalmente daqueles atuantes em empresas com porte e ramo de atuação semelhantes.

Avalie as necessidades da empresa

Diante de uma imensidão de novas soluções que surgem a todo instante no mercado, algumas são preparadas para suprir demandas específicas, enquanto outras prometem resolver tantos problemas que chegam a parecer boas demais para ser verdade.

Aqui, então, os RHs devem ser cautelosos ao decidir qual fornecedor escolher. Mesmo que muitas opções empolguem pela quantidade de serviços oferecidos – como no caso de ferramentas e plataformas tecnológicas -, nem sempre é o momento de investir nos excessos ou de nadar em direção ao que é moda (buscar uma solução porque todos a usam e não porque ela realmente fará uma diferença significativa).

O gestor de pessoas deve, primeiramente, mapear quais pontos necessitam de atenção imediata e quais frentes podem aguardar.

Entenda o fluxo de trabalho

O fornecedor tem a missão de ser, acima de tudo, um facilitador. Quando falamos de tecnologia, por exemplo, as melhores soluções podem ter resultado pouco efetivo se não existir um preparo para usá-las. Pouco adianta ter um software para gestão de RH all in one se a economia de tempo prometida é deixada de lado a partir do momento que os profissionais da área mal sabem como utilizá-lo.

Ao contratar um fornecedor, mais do que a solução em si, o RH e a liderança devem se atentar à forma como o trabalho será integrado aos colaboradores. Ou seja, devem identificar se o fornecedor é um parceiro pronto para agregar valor e otimizar a rotina de trabalho, assim trazendo os resultados esperados.

Confira o guia Os Eleitos

Para o RH que se questiona sobre onde encontrar os melhores fornecedores, a resposta é fácil: no anuário Os Eleitos. A publicação traz todas as empresas fornecedoras indicadas pela comunidade de Recursos Humanos ao Top of Mind de RH, o maior prêmio do segmento no Brasil.

No Os Eleitos estão as organizações cujos produtos, serviços e soluções são reconhecidos por quem as utiliza. O anuário é, portanto, o lugar certo para o profissional de Recursos Humanos ter a garantia que não vai errar na escolha dos seus fornecedores.

O anuário Os Eleitos pode ser baixado gratuitamente em https://conteudos.topofmindderh.com.br/anuario-os-eleitos.