27º Top Of Mind de RH

Como desenvolver suas skills para se tornar um Thought Leader

Como desenvolver suas skills para se tornar um Thought Leader

Um líder inspirador para suas equipes é o perfil mais buscado pelas empresas para ocupar posições de comando. Um líder que inspire outros líderes e a sociedade em geral, então, é a joia mais rara do mercado. E ela não é lapidada pelo acaso ou por intuição. 

Os chamados Líderes de Pensamento, ou Thought Leaders, entregam conteúdo relevante, criam valor para as marcas que representam e se tornam referência não só nos temas ou áreas de negócio em que se especializam, mas como símbolos de carreiras bem-sucedidas e fontes de ideias a serem seguidas em todos os assuntos que estão em pauta no mundo. 

“Lideranças de Pensamento utilizam suas redes sociais, especialmente o LinkedIn, para compartilhar experiências, posicionando-se como autoridades em sua área e influenciando outros executivos no mercado”, afirma Fernanda Nascimento, sócia-fundadora da Stratlab, especialista em CX (Customer Experience) e Customer Centric. 

Dados da Semrush apontam que 47,6% dos conteúdos de Lideranças de Pensamento geram leads e vendas reais para as empresas. Mas atingir esse nível de influência e impacto requer uma sedimentação contínua e estratégica de confiabilidade. 

Tornar-se um Líder de Pensamento consiste em uma somatória de características que precisam ser trabalhadas de maneira lógica e controlada. “É um trabalho que envolve estratégia, alta qualidade de conteúdo, confidencialidade e processos fluidos e seguros, além do uso inteligente de dados”, ressalta Fernanda Nascimento. 

A Orbit Media aponta três grandes pilares de competências para os Thought Leaders. O primeiro deles é o dos insights de especialista: esse líder precisa ter ideias fora da caixa, realizar pesquisas e até escrever livros sobre os temas que domina. 

Um segundo ponto está na presença de mídia. O Líder de Pensamento deve ser influente nas redes e ser citado por outros líderes como fonte de conhecimento e informações em seu campo de expertise. A terceira vertente de capacidades se pauta na força e na firmeza das opiniões, muitas vezes controversas, do Líder de Pensamento. 

É importante ressaltar que, além de experiência e conhecimento, a transparência é fundamental para o perfil dessas lideranças. Os Líderes de Pensamento costumam respaldar suas opiniões e sua expertise usando recursos e dados das empresas e não têm medo de compartilhar sua sabedoria com os outros. 

Trata-se de um patamar de autenticidade que os especialistas em recursos humanos afirmam ser fundamental na hora de cultivar uma rede de relacionamentos de maneira eficaz no LinkedIn, por exemplo. Afinal, as relações sólidas e duradouras, mesmo nas mídias sociais, requerem confiança e coerência de propósitos e crenças.

A Stratlab, que há nove anos integra equipes multidisciplinares e ferramentas avançadas para o crescimento dos negócios no ambiente digital, desenvolveu um teste para os gestores identificarem se já são reconhecidos como Líderes de Pensamento.