Com as mudanças recentes na sociedade e comportamento, aceleradas pela pandemia e pela digitalização, temos visto grande impacto sobre o bem-estar, a exemplo de fenômenos como a Demissão Silenciosa e a Síndrome de Burnout como doença ocupacional. É impossível fazer parte do meio corporativo sem falar da saúde mental.
Ao mesmo tempo, o desenvolvimento de habilidades comportamentais têm proporcionado os maiores diferenciais entre os profissionais. Quem investe em bem-estar emocional, a nível individual ou coletivo, percebe mais que saúde: desenvolvimento e inovação.
O cuidado com a saúde mental ajuda os colaboradores a desenvolverem autoconhecimento, empatia, inteligência emocional e uma série de outras habilidades que fazem um negócio a evoluir de forma sustentável – potencializando as pessoas, não sobrecarregando-as.
Pelo bem-estar de colaboradores, RHs e líderes, o Zenklub traz um ecossistema de soluções que, a cada R$ 1 investido, gera R$ 8,40 em produtividade e impacto social.
Saúde emocional para pessoas, resultados para empresas
O atendimento online com psicólogos foi o ponto de partida da empresa, em 2016, como pioneira no mercado de saúde emocional corporativa.
Com o desenvolvimento das suas tecnologias e a observação da necessidade de bem-estar nas organizações, hoje a plataforma oferece para os usuários mais de 700 especialistas em saúde emocional, incluindo coaches e terapeutas.
Inclusive, auxiliar os colaboradores a receberem acompanhamento psicológico já têm resultados comprovados.
Segundo análises, usuários engajados com sessões e educação socioemocional – também disponível no app via podcasts, testes e meditações – podem fazer os colaboradores permanecerem 30% a mais de tempo nas empresas.
O bem-estar como métrica de sucesso
De pouco adianta mobilizar toda uma organização em prol da saúde mental se não há uma avaliação adequada dos resultados, incluindo a triagem de pessoas em estado de alto risco para demandas emocionais.
Em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Zenklub desenvolveu o Índice de Bem-estar Corporativo, que permite a mensuração da saúde mental. O instrumento também é reaplicado de forma sistemática para que as ações de bem-estar sejam acompanhadas a longo prazo.
Já a plataforma para RH traz análises ainda mais aprofundadas, com base em dados comportamentais em tempo real.
Transformando a cultura e a liderança
Toda transformação, principalmente quando se trata de melhoria de processos, precisa contar com o apoio e sensibilização da liderança.
Para isso, além de lives e palestras tradicionais, o Zenklub também oferece para líderes e RHs:
- Cursos online
- Biblioteca de conteúdos
- Masterclasses com questões relevantes sobre bem-estar corporativo
- Avaliação do nível de maturidade organizacional
Conquista e reconhecimento, tangibilizados com certificação
Quando uma empresa mobiliza colaboradores e líderes, guiada por dados, para uma cultura de saúde e bem-estar, as conquistas vêm naturalmente: presenteísmo, engajamento e redução de custos com afastamentos.
Para compartilhar isso com o mercado, o Zenklub também criou o Selo Empresa pelo Bem-estar, concedido aos clientes corporativos que possuem alto nível de engajamento, em proporção ao número de colaboradores.
Os selos, ouro, prata ou bronze, ajudam a dar autoridade aos RHs que se tornam cada vez mais estratégicos por alavancarem resultados de negócio a partir do seu maior ativo, as pessoas.
O meio corporativo não precisa ser conhecido como área excessivamente competitiva e repleta de gatilhos para ansiedade ou exaustão. Por meio do Zenklub, a maior plataforma de inteligência humana, todo profissional de RH pode identificar o grau de bem-estar dos seus colaboradores e ajudá-los a manter o desejado equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Se interessou e também quer fazer parte dessa mudança? Acesse https://zenklub.com.br/empresas