25º Top Of Mind de RH

Como o parceiro certo faz do trabalho temporário um modelo estratégico e pontual

Como o parceiro certo faz do trabalho temporário um modelo estratégico e pontual

No trimestre encerrado em maio deste ano, a taxa de desemprego no Brasil registrou o índice de 9,8%, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE. Apesar da queda em relação ao trimestre anterior, cuja estatística estava na casa dos 11,5%, em números gerais o país ainda tem 10,6 milhões de pessoas desempregadas.

Em meio ao contexto, as contratações temporárias surgem como uma oportunidade para muitos profissionais se recolocarem no mercado e até mesmo conquistarem uma futura efetivação. Para o trimestre de julho a setembro, a estimativa da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) é de que 630 mil empregos temporários sejam abertos, o que representa um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Os números indicam que as contratações temporárias, que comumente crescem em períodos sazonais – como nas festividades de final de ano – estão se expandindo. Em 2020 e 2021, por exemplo, tais vagas tiveram um crescimento significativo. Enquanto em 2019 o mecanismo registrou 1,485 milhão de contratações, no ano retrasado e no ano passado os índices foram, respectivamente, de 2,002 milhões e 2,415 milhões de novos contratados. 

Fatores como a pandemia e a adaptação a novos modelos de gestão influenciaram os dados dos anos anteriores. Para 2022, porém, a pontualidade nas contratações é o que volta a dar à tônica, com as empresas trazendo novos funcionários para ações pontuais e estratégicas e não somente para repor profissionais ou lidar com cenários de crise.

Por conta disso, as organizações estão cada vez mais atentas para trazer colaboradores que, mesmo temporariamente, estejam conectados com seus valores, prontos para lidar com altas demandas e que sejam adaptáveis. Características que potencializam as chances de efetivação.

O parceiro certo faz a diferença

Contar com o parceiro certo é determinante para que o match seja preciso e as vagas temporárias sejam favoráveis para todos os lados envolvidos, assim contribuindo para a queda da taxa de desemprego do país. Ao longo de sua história de 25 anos, a We Can Br contratou mais de 170 mil profissionais e é especialista em processos de recrutamento & seleção e de contratação temporária, sendo referência em setores como indústria, comércio, serviços, saúde e educação.

Para Flávio Huf Santos, diretor fundador da We Can Br, pilares como “consciência sistêmica, comunicação clara, comprometimento, confiança, disciplina e responsabilidade individual” são determinantes para que a qualidade do recrutamento de temporários se estenda ao processo de gestão dos colaboradores.

A empresa promoveu em junho o primeiro feirão de empregos virtual. O executivo conta que a iniciativa teve como um de seus propósitos o cadastramento e a qualificação do banco de dados interno. A expectativa é que no segundo semestre a We Can Br atenda uma demanda de mais de 10 mil contratações temporárias.

“Nestes 25 anos, historicamente o último trimestre corresponde a 35% do faturamento anual. [Para garantir qualidade em atuação nacional] contamos com um banco de dados qualificado, processo de admissão digital de ponta a ponta e também estrutura local para a realização de exames admissionais”, destaca.

Além disso, uma vez que o trabalho temporário segue em ritmo de crescimento e aumenta sua relevância na economia brasileira, Santos salienta que processos inovadores de recrutamento devem não só trazer mais agilidade e menos custos às empresas, como também tornar mais prática, humanizada e respeitosa a dinâmica de quem busca recolocação. “Os processos digitais agilizam, mas nosso teste realizado por uma ferramenta de análise de perfil é o que qualifica o candidato”, diz o diretor.