27º Top Of Mind de RH

O quanto a Inteligência Artificial impacta a jornada do colaborador

O quanto a Inteligência Artificial impacta a jornada do colaborador?

É cada vez mais seguro afirmar que a força da Inteligência Artificial só tende a crescer no universo corporativo. Segundo estudo feito neste ano pela Thomson Reuters, mais de 70% dos profissionais acreditam que a IA terá um alto impacto no trabalho nos próximos cinco anos, 10% a mais do que no ano passado.

Ainda assim, quando se fala na “proximidade” da tecnologia com as pessoas, é comum que estigmas ainda existam. Quem nunca teve o temor de perder o seu emprego para as máquinas ao menos conhece alguém com tal sentimento. Todavia, na jornada do colaborador, as IAs desempenham um papel importante como facilitadoras – e não como vilãs.

De acordo com Cristina Dias, Arquiteta de Soluções da Apdata, empresa de soluções tecnológicas para gestão de pessoas e recursos humanos, “a IA contribui não só na jornada dos colaboradores, como também na dos gestores”. Ela elenca alguns exemplos e explica as funcionalidades:

  • Experiência do colaborador: As ferramentas de IA ajudam a entender melhor o nível de satisfação e engajamento da equipe, analisando feedbacks e comunicações. Isso nos permite tomar decisões mais rápidas para melhorar o ambiente de trabalho.
  • Recrutamento e Seleção: A IA facilita bastante na triagem de currículos, identificando os melhores candidatos rapidamente, o que nos poupa muito tempo e energia.
  • Onboarding: Chatbots e assistentes têm sido grandes aliados, orientando os novos colaboradores nos primeiros dias, respondendo dúvidas frequentes e ajudando na adaptação.
  • Desenvolvimento e aprendizado: Outra vantagem é que os sistemas de IA personalizam os programas de treinamento, adequando-os às necessidades e estilos de aprendizagem de cada pessoa.
  • Análise de desempenho: A IA consegue nos fornecer previsões sobre o desempenho dos colaboradores, o que é ótimo para identificar problemas antes que eles se agravem.

Cristina salienta que, apesar dos avanços que o recurso tecnológico traz, igualmente importante a aplicá-lo no negócio é tomar o cuidado para manter o seu papel como um facilitador e não como uma ferramenta que possa criar uma dependência que afete negativamente a rotina de trabalho.

O segredo para evitar que a IA se torne um obstáculo nas relações é usá-la como ferramenta de suporte, e não como um substituto das interações humanas”, diz. E para que essa missão seja de fato cumprida, a especialista da Apdata destaca que preservar o contato humano, garantir que haja equilíbrio entre IA e feedback humano, além de treinamento contínuo estejam em pauta. “Acho essencial que todos estejam bem treinados para usar a IA de maneira ética e eficaz, garantindo que ela seja uma aliada e não uma barreira”, acrescenta.

Na Apdata, a Arquiteta de Soluções compartilha que a Inteligência Artificial é usada principalmente para a automatização de tarefas administrativas e operacionais, para que o tempo seja melhor dedicado em atividades estratégicas. Além disso, para os clientes, “soluções como o Global Antares trazem a IA para otimizar processos mais complexos, como a análise de grandes volumes de dados dos colaboradores, gerando insights e personalizando experiências, além de oferecer suporte via chatbots inteligentes”, finaliza Cristina.