27º Top Of Mind de RH

Inovar em tecnologia é humanizar negócios e atrair talentos

Inovar em tecnologia é humanizar negócios e atrair talentos

Por mais que a tecnologia gere muita empolgação, ela só terá um resultado efetivamente positivo nas mãos das pessoas certas. No iFood, por exemplo, cada recurso tecnológico à disposição significa mais do que apenas a automatização de processos. O digital é catalisador de um trabalho com olhar humano e voltado à atração, manutenção e satisfação de cada talento.

Na companhia, a tecnologia com o propósito de engajar pode ser notada em alguns dos projetos de maior destaque, como explica Juliana Banagouro, gerente de Marca Empregadora do iFood. Entre alguns, destacam-se:

Conteúdos para tecnologia: Junto aos FoodLovers, são criados conteúdos que mostram o desenvolvimento de alta tecnologia e inteligência artificial iFood. Publicando recorrentemente no medium, os artigos são em português e em inglês. Além disso, profissionais do time tech são apoiados para falar em fóruns e eventos das comunidades, que têm conexão.

Plano de Desenvolvimento Individual: Conduta da empresa que percorre todo o ciclo de desenvolvimento e entregas da companhia, como grande resultado da avaliação de desempenho. São fornecidas ferramentas de capacitação interna (iLearn e fornecedores de aprendizagem) com mais de 58 mil conteúdos disponíveis, além de um budget individual de PDI para compra de conteúdos e cursos externos.

iLearn: Plataforma online de desenvolvimento de pessoas e com os mais diversos assuntos, temas e competências. Dentro da plataforma, é possível fazer avaliação de liderados e autoavaliação com o objetivo de colocar as habilidades de foco destacadas no PDI.

O iLearn é uma campanha poderosa de estímulo à aprendizagem individual e coletiva dos times. O cardápio de materiais e conteúdos conta com mapeamento de habilidades técnicas e comportamentais e também destaca grupos e formações para aprendizagem. Fornecedores: Degreed, Udemy, getAbstract e GoodHabitz – todos com fornecimento de trilhas e planos para escalada de habilidades de nossa população.

Desenvolvimento – Negócio e Tecnologia: O time de Desenvolvimento de Pessoas age como parceiro do negócio em todas as nossas frentes e unidades de negócio. Cada área conta não apenas com BPs tradicionais, mas também com BPs de Learning and Development que se encarregam por fazer diagnósticos de habilidades e necessidades nas áreas de atendimento e montar experiências, treinamentos e trilhas especializadas para a rampagem das habilidades identificadas.

Além disso, o iFood também é referência com programas internos de impulsionamento de carreiras femininas, pretas e também para aprendizes e estagiários.

“A tecnologia permeia todo o nosso processo de desenvolvimento de pessoas. Do ponto de vista de atração de pessoas, podemos destacar o nosso DQI interno, que é o indicador que acompanha a qualidade dos nossos dados e utilização da nossa ATS. Além de diversas integrações entre sistemas de ponta a ponta, desde o momento de inscrição até o momento de contratação”, salienta Juliana.

Engajamento elevado e employer branding em destaque

Segundo a gerente, as iniciativas digitais se somam aos vários programas de D&I para alavancar os índices internos de engajamento. “Temos internamente o combinado de termos pessoas diversas em 100% das shortlists de pessoas candidatas. Além disso, nossas integrações garantem que a experiência da pessoa candidata seja fluída e descomplicada e que os nossos dados sejam compatíveis em todos os sistemas, diminuindo a burocracia e complexidade manual dos processos e aumentando o tempo dedicado do time de PA para as pessoas candidatas”, diz.

Ela explica que o iFood visa também ser diferente nos benefícios, por meio do programa BeneFlex, que permite que cada colaborador tenha experiência personalizada de acordo com a sua realidade. O destaque vai para o cartão iFood Benefícios, que oferece vale-refeição e alimentação, bem como saldos destinados à mobilidade, cultura, educação, saúde, bem-estar e até mesmo suporte para home office.

“Aqui no time de employer branding, cuidamos da reputação da marca empregadora, que é o posicionamento sobre a visão das pessoas candidatas e da sociedade em geral, sobre como é trabalhar no iFood. E pelo fato do iFood ser uma empresa dinâmica e com diversas ações acontecendo simultaneamente, podemos comunicar as diversas possibilidades de trilhar uma carreira como FoodLover e os projetos de alto impacto que temos por aqui”, finaliza Juliana.