Eu sempre digo que o desafio sobre o Futuro do Trabalho não é a invenção de novas profissões e sim a estratégia singular para se tornar um profissional atualizado e desejado.
Saiu recentemente o Relatório Futuro dos Empregos 2023 do Fórum Econômico Mundial trazendo insights relevantes sobre como empregos e habilidades moldarão a força de trabalho nos próximos cinco anos.
Alerto meus clientes e parceiros que o exercício não é se desenvolver a partir do relatório, mas compreender quais habilidades são necessárias para o desenvolvimento das capacidades da sua empresa e, logicamente, da sua carreira.
Quais dessas você irá desenvolver já em 2024?
Vou colocar aqui somente as oito primeiras do Ranking:
- 1. Pensamento Analítico
- 2. Pensamento Criativo (puxo a sardinha para o Design Thinking)
- 3. IA e Big Data (subindo rapidamente no ranking)
- 4. Liderança em Social Influence
- 5. Resiliência, Flexibilidade e Agilidade
- 6. Curiosidade e Lifelong Learning
- 7. Alfabetização Tecnológica
- 8. Design e User Experience (sou apaixonado)
Segundo o relatório, 6 em cada 10 trabalhadores precisarão de treinamento antes de 2027, mas apenas metade dos trabalhadores tem acesso a oportunidades de treinamento adequadas hoje.
A maior prioridade para o treinamento de habilidades de 2023 a 2027 é o pensamento analítico, que deve ser responsável por 10% das iniciativas de treinamento, em média. A segunda prioridade para o desenvolvimento da força de trabalho é promover o pensamento criativo, que será objeto de 8% de iniciativas de capacitação.
O treinamento de trabalhadores para utilizar IA e big data ocupa o terceiro lugar entre as prioridades de treinamento de habilidades da empresa nos próximos cinco anos e será priorizado por 42% das empresas pesquisadas.
Os empregadores também planejam se concentrar no desenvolvimento das habilidades dos trabalhadores em liderança e influência social (40% das empresas); resiliência, flexibilidade e agilidade (32%); e curiosidade e aprendizagem ao longo da vida (30%).
Dois terços das empresas esperam ver um retorno sobre o investimento em treinamento de habilidades dentro de um ano após o investimento, seja na forma de maior mobilidade entre funções, aumento da satisfação do trabalhador ou aumento da produtividade dos trabalhadores.
Estamos à sua disposição para conversar sobre a estruturação das trilhas de capacitação da sua Liderança para 2024
Constatamos que o conceito de definir 08 a 10 competências para os líderes aprenderem ao longo do ano não tem sido mais tão efetivo.
O funcional é um alinhamento extremo com a estratégia, definindo as 03 ou 04 que mais podem acelerar resultados.
E investir de forma mais profunda nos conceitos e nas metodologias que possam ser incorporadas nas agendas semanais dos líderes, melhorando a qualidade das entregas e maximizando os resultados dos departamentos e Organização.
Os projetos pontuais de capacitação ainda têm o seu valor, e constatamos uma aceleração e efetividade dos Resultados quando há o desenvolvimento de uma Educação Continuada.
Onde os líderes têm a capacidade de passar pela nossa jornada de Transformação do Conhecimento em Resultado:
Saber Melhor / Fazer Melhor / Entregar Melhor / Aplicar Melhor
Se interessa por acelerar as capacidades de sua Liderança?
Acesse: https://www.entheusiasmos.com.br
Por Eduardo Carmello, Founder da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos