Não é à toa que a expectativa para descobrir quem serão os TOP5 das 33 categorias do Top of Mind de RH está crescendo. Hoje (8), Dia Internacional da Mulher – no qual aproveitamos para desejar todo o sucesso e nos solidarizarmos com a crescente e importante luta por igualdade e equidade de todas as mulheres -, será encerrado o prazo para fazer parte do Colégio Eleitoral da primeira fase de votação do prêmio. Além disso, a apuração dos indicados acontecerá no final deste mês.

E para todos aqueles que já votaram – e que ainda vão votar, se cadastrando aqui -, nada melhor do que conhecer um pouco mais a fundo todas as categorias integrantes da mais importante e reconhecida premiação de Recursos Humanos do país.

Na parte dois do guia, apresentamos o bloco das empresas com melhores práticas reconhecidas. Ao todo, são seis as categorias presentes:

  • Atração e Retenção de Talentos

Montar uma equipe qualificada é um desafio recorrente nas empresas brasileiras – das pequenas startups às grandes corporações. E a tarefa se torna ainda mais desafiadora à medida que o perfil profissional vem mudando. Empresas que oferecem propósito, diversidade e qualidade de vida são tão ou mais visadas quanto organizações com nome reconhecido no mercado ou que oferecem bons salários. Em meio a esse cenário, no qual atrair e reter talentos não é tarefa simples, aqueles que têm êxito na missão merecem reconhecimento e destaque. Boas práticas caminham junto com a retenção de talentos.

  • Benefícios Corporativos

Benefícios não são somente obrigações trabalhistas ou acordos sindicais, mas sim, um importante e essencial aliado estratégico das organizações. Benefícios corporativos estão ligados à felicidade da equipe, o que, por consequência, aumenta os índices de engajamento e produtividade. Além disso, uma boa e atrativa oferta contribui para que a rotatividade caia e para que a companhia saia na frente na procura por novos talentos.

  • Diversidade e Inclusão

Apostar em um time mais diverso e inclusivo, segundo pesquisas, é um importante mecanismo para as empresas apresentarem números cada vez mais positivos. Contudo, mais do que uma estratégia, ser uma organização mais inclusiva significa ser um negócio mais humano. A categoria preza não só pelos ambientes de trabalho que valorizam a diversidade, mas também pelas práticas e treinamentos de Viés Inconsciente que estimulam o fim do preconceito e a integração saudável e respeitosa entre pessoas com perfis diferentes.

  • Educação Corporativa/E-Learning

Flora Alves, Chief Learning Officer da SG Aprendizagem Corporativa, enfatiza que “as novas tecnologias trouxeram muitas mudanças para o dia a dia das pessoas e das organizações, em um processo no qual forma de consumirmos conteúdo e de aprendizado têm mudado radicalmente”. Diante disso, a educação corporativa, munida de recursos cada vez mais digitais e tecnológicos, tem o papel de desenvolver as habilidades de seus colaboradores. Mas se engana quem pensa que somente as skills técnicas devem ser trabalhadas. Habilidades comportamentais estão em pauta e em alta.

  • Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Boas intenções são reconhecidas quando caminham ao lado de boas e efetivas práticas. Saindo do discurso, investir em práticas sustentáveis é uma responsabilidade de toda empresa e, igualmente, de qualquer indivíduo. Com o empoderamento do RH, estratégico e tomador de decisões, a responsabilidade de práticas que favoreçam ao meio ambiente começa a assumir o seu protagonismo. Uma empresa sustentável tende a ter processos mais eficazes e éticos, contribuindo para que os colaboradores se integrem às missões e valores da companhia.

  • Promoção de Saúde

Doenças como depressão, ansiedade e a Síndrome de Burnout crescem exponencialmente, e já são as maiores responsáveis – em caráter global – pelo afastamento de funcionários. Conhecer um pouco deste cenário já é o suficiente para se ter a dimensão do quanto promover a saúde nas organizações é crucial. Dos cuidados físicos aos mentais, zelar pelo bem-estar de sua equipe é uma das mais importantes missões corporativas.